domingo, 3 de agosto de 2008

IBOV...projeções para a semana de 04 a 08 de agosto...


Apesar do bom desempenho positivo da última semana, para esta semana o desempenho do Ibovespa deverá ser influenciado diretamente pelos acontecimentos agendados na economia americana (reunião do FOMC, divulgação de índices de desempenho econômico e resultados corporativos trimestrais).

No cenário doméstico, a divulgação de balanços trimestrais do Bradesco e o Itaú, no início da semana, poderão trazer algum alento ao mercado, por expectativas melhores que as do trimestre anterior, mas sem dúvida os mais aguardados serão os de Vale, no meio de semana e os de Petro previstos para o dia 11, no início da próxima semana.

O volume diário de negócios, com média ainda bem inferior à média do primeiro semestre, traduz a incerteza do mercado quanto ao "fundo do poço" do Ibovespa.
Nesse quadro de muitas incertezas, os principais indicadores do gráfico semanal ainda apontam para a continuidade da tendência de queda.

A perda do suporte em 57.300 pontos poderá levar o Ibovespa a testar o fundo recente em 56.420 pontos, com fortes possibilidades de retorno aos 55 mil pontos, em caso da perda deste suporte. Reversão de tendência será caracterizada, nesta semana, com a retomada dos 59 mil pontos.

DJI...projeções para a semana de 04 a 08 de agosto...


Depois da forte recuperação ocorrida três semanas atrás, motivada pela queda do preço (recorde) do barril de petróleo e pela percepção de que houvera exagero na depreciação das ações do setor financeiro americano, DJI devolveu boa parte dessa recuperação, nessas 2 últimas semanas, fechando negativo em relação ao fechamento semanal anterior.

A reversão da tendência anterior está sendo justificada agora, pelo fato de que as perspectivas de recessão estão sendo mais evidentes, conforme o novo recorde na taxa de desemprego (5,7%) e a sensível redução na oferta de novos empregos.

Por outro lado, o "contágio" da crise financeira ao "mundo real" dos negócios parece estar se confirmando, com o resultado negativo apontado por uma das maiores componentes de DJI, a poderosa montadora GM, que anunciou prejuízo trimestral recorde de 15,5 bilhões de dólares e reacendeu as especulações sobre sua possível falência.

Para esta semana, a continuidade da divulgação de balanços corporativos, provavelmente negativos se comparados ao trimestre anterior, confirmarão a tendência recessiva da economia americana e sua forte influência na economia globalizada.

A reunião da próxima terça, dia 5 do FOMC, comitê do Banco Central americano que discutirá (e provavelmente manterá) o novo patamar da taxa de juros, terá muita importância no desempenho de DJI, principalmente pela análise do quadro econômico e pelo tom do comunicado.

Para o início da semana os indicadores do gráfico diário sinalizam a continuidade da queda. A perda dos 11.300 pontos poderá levar DJI novamente a buscar suporte nos 11 mil pontos. A possibilidade de retomada da alta nesta semana, se dará com o rompimento do topo da semana anterior nos 11.600 pontos.