domingo, 7 de novembro de 2010

VALE5...após 05/11...gráfico dolarizado das ADS em New York



De forma análoga como ocorre com as ações da Petro, as ADS da VALE na bolsa de Nova York está mais "avançada" que as ações da mesma VALE cotada na Bovespa.

Enquanto por aqui ainda não conseguimos romper os últimos dois topos no gráfico semanal de VALE5, em Nova York esse feito foi alcançado, faltando romper apenas o último topo histórico de abril/2010.

PETRO...após 05/11...gráfico dolarizado das ADS na visão dos "gringos"



Se observarmos o gráfico semanal dolarizado das ADS da Petrobrás negociado na NYSE (Bolsa de Nova York) podemos verificar que os "gringos" podem estar "enxergando" de forma diferente o que ocorre com as ações da Petrobrás.

Enquanto as ações da Petro4 estão se movimentando em um movimento descendente, no gráfico semanal; no gráfico semanal das ADS da Petro esse movimento está lateralizado.

A resposta para essa divergência está no comportamento do dólar americano, nestas últimas semanas.

Quando muitas vezes temos uma queda das ações da Petro em reais, no Ibovespa; na NYSE as ADS e ADRs se mantém estáveis ou até fecham em alta, consequência do fechamento em queda do dólar perante o real.

Se observarmos os gráficos dolarizados das ADS negociadas no mercado americano e o gráfico em real da Petr4 podemos verificar que enquanto Petr4 ainda não rompeu a LTB do gráfico semanal, isso já ocorreu em Nova York; enquanto Petr4 ainda opera abaixo da LTA de longo prazo no gráfico em reais, no gráfico dolarizado das ADS Petro já retomou a antiga LTA e agora opera acima desse suporte.

Portanto é importante verificar que a "guerra cambial" entre o real e o dólar aumentando a volatilidade das cotações possam estar "adulterando" nossa análise gráfica (em reais), induzindo a possíveis erros de interpretação.

Caso as ADS da Petrobrás negociadas em Nova York "rompam para cima" o retângulo de congestão "lateralizado" há cerca de 20 semanas, os próximos objetivos de alta estarão nos US$ 38,20 o que corresponde a uma alta de cerca de +15,80% sobre o fechamento da última sexta, em US$ 32,99.

O estreitamento das Bandas de Bollinger podem estar sinalizando a possibilidade de forte movimentação no curto prazo, para baixo ou para cima.

IBOV...após 05/11...suportes e resistências



O IBOV abriu a semana fazendo sua mínima na abertura da semana, nos 70.850 pontos e a partir daí manteve a tendência altista da semana anterior, até encontrar resistência na máxima da semana, nos 73.103 pontos, na quinta-feira. Na sexta corrigiu parciamente até a mínima nos 72.534 pontos. para fechar logo após nos 72.606 pontos, com alta na semana de +2,74% em relação ao fechamento da semana anterior.

O Ibovespa conseguiu finalmente romper o topo anterior dos 72.140 pontos, mas não conseguiu fechar novamente acima dos 73 mil pontos, parecendo adiar (por enquanto) o teste do topo histórico nos 73.920 pontos.

O "candle" do gráfico semanal se assemelha a um "piercing de alta", mas nesta última sexta, o "candle" de baixa do gráfico diário parece ter formado um "harami de topo", de reversão de tendência.

O "candle" de força da última quinta rompeu "fechando fora" da Banda Superior de Bollinger, porém na sexta um "candle" de baixa refluiu e "fechou dentro" da referida Banda.

Isso aumenta a possibilidade de que o Ibovespa realize para testar suportes na MM 21 períodos, atualmente nos 70.950 pontos.

Caso esse suporte venha a ser perdido o próximo suporte estará na região dos 70 mil pontos.

Eventual fechamento nesta semana novamente acima dos 73 mil pontos poderá estar sugerindo a manutenção da tendência de alta, com objetivos imediatos nos 73.300/73.500 pontos e posteriormente no topo histórico nos 73.920 pontos.

Por outro lado, começam a surgir divergências baixistas em alguns dos osciladores, inclusive no IFR 14 do gráfico diário, operando em região fortemente sobrecomprada.

INDZ10..após 05/11...objetivos de curto prazo



Fez um "piercing de alta" no gráfico semanal, porém pode ter formado um "harami de topo" na última sexta-feira.

Tendo "fechado fora" da Banda Superior de Bollinger na última quinta-feira, mas "fechando dentro" dessa Banda, nesta última sexta e com a formação de possível "candle de reversão"aumenta a probabilidade de que o INDZ10 venha buscar suportes na MM 21 períodos, atualmente nos 72 mil pontos.

Caso perca esse suporte é possível que venha a fechar um "gap de alta" anterior nos 71.550 pontos e eventualmente o fundo do canal nos 70.650 pontos.

Caso consiga manter a atual tendência altista, os próximos objetivos e resistências estarão nos 74.100 e 74.550 pontos. Acima desse patamar poderá encontrar fortes resistências nos 74.700 pontos (topo histórico).

DJI...após 05/11...suportes e resistências



DJI abriu a semana em alta, fazendo mínima nos 11.062 pontos e a partir daí, retomou a tendência altista das semanas anteriores até ating sua máxima semanal na última sexta-feira nos 11.451 pontos. Desse ponto refluiu levemente fechando a semana nos 11.444 pontos, com significativa alta de +2,92% sobre o fechamento da semana anterior.

O "candle" do gráfico semanal é um "martelo de alta" enquanto no gráfico diário formou-se novo "doji de indefinição" .

Os últimos dois "candles" do gráfico diário e o do gráfico semanal, fecharam acima da Banda Superior de Bollinger, demonstrando a força da pressão compradora ocorrida, após a divulgação da injeção de + 600 bilhões de dólares pelo FED, visando reanimar a economia americana .

Ainda assim, começamos a observar algumas "divergências baixistas" nessa recente movimentação de alta de DJI, principalmente com o IFR 14 operando acima dos 70 pontos.

O "doji" verificado na última sexta-feira poderá se converter em um "doji evening star" de reversão de tendência, caso tenhamos nesta próxima semana um fechamento abaixo dos 11.217 pontos, onde também ocorre a MM de 09 períodos.

Abaixo desse suporte temos suporte nos 11.140 pontos, onde se localiza a MM 21 períodos e que apoia o atual movimento altista. Nesse ponto onde também ocorre a LTA de curto prazo, poderemos ter uma possível reação compradora mais forte, para eventual reversão novamente.

Caso DJI ainda mantenha a atual tendência altista de curtissimo prazo e consiga superar novamente o topo anterior nos 11.451 pontos, a próxima resistência e objetivo de alta, estará nos 11.500 pontos.

CRB_RJ_Comm_Index_após 05/11_objetivos de curto prazo



O CRB RJ Commodity Index das commodities metálicas abriu a semana com "gap de alta", rompeu o "topo duplo" formado na semana anterior nos 301,98 pontos, para concluir o principal objetivo de alta, decorrente desse rompimento, nos 313,51 pontos (nova máxima) no fechamento do pregão na última sexta-feira, com forte ganho de +4,27% sobre o fechamento da semana anterior.

Esse forte movimento de alta, acabou rompendo para cima, a "cunha ascendente" que vinha sendo construida no gráfico semanal, retomando desta forma, o antigo canal de alta.

O "candle" do gráfico semanal é praticamente um "marubozu de alta" apoiado pelo "doji" da semana anterior.

Por outro lado, o "candle" do gráfico diário é um "doji" que poderá se converter em um "doji evening star" de reversão de tendência, para baixa, caso se confirme o topo formado nos 313,51 pontos.

Alguns osciladores como o IFR 14 ( acima dos 80 pontos) operam em região de sobrecompra, aumentando a possibilidade de se confirmar nesta próxima semana, uma "realização mais consistente" após essas 10 semanas seguidas de alta e que possa trazer eventualmente o Índice para testar suportes junto à LTA de curto prazo, na região dos 305 pontos e possivelmente para testar suportes no topo duplo rompido, nos 301,98 pontos ou na MM de 21 períodos, nos 300 pontos.

Caso mantenha sua tendência altista e acima do topo semanal nos 313,51 pontos, os próximos objetivos de alta do CRB Index estarão nos 316 pontos, no curto prazo e nos 330 pontos, no médio prazo.