segunda-feira, 15 de novembro de 2010

INDZ10...após 12/11...suportes e resistências



Abrindo em queda, primeiro objetivo em 70.330 (61,8% extensão de fibo 1) e 70.200 (78,6% extensão de Fibo 2).

Abaixo desse patamar, objetivos em 69.620/69.350/69.200 pontos.

HGTX3...após 12/11...operando em região fortemente sobrecomprada



Esse ativo (face à grande força compradora) merece ser analisado sob o prisma do gráfico mensal. Opera há vários meses em região sobrecomprada com IFR 14 do gráfico mensal, acima de 90. Há mais de 5 meses tem fechado acima da Banda Superior de Bollinger tal a intensidade da força compradora no ativo.

Porém, após o topo (corrigido) nos 29,67, tem "lateralizado" nestas últimas semanas e parece estar formando no gráfico mensal um "doji evening star" de reversão de tendência.

Assim, seria prudente esperar o encerramento do mês de novembro para confirmar o fechamento nesse gráfico, pois se ocorrer um "fechamento dentro das Bandas de Bollinger" poderemos ver um início de forte correção do ativo que poderá fazer um "pullback" até as Médias Móveis de 09 ou 21 períodos atualmente nos 19,58 e 12,10 (respectivamente) e coincidentes com as retrações de 38,2% e 61,8% de Fibonacci.

Assim, caso isso se confirme (a reversão de tendência) será melhor operar o ativo na ponta vendedora.

O IBOV após 12/11....nã visão dos investidores estrangeiros


Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos espelhados em índices e suas cotas são negociadas em bolsa, permitindo que o investidor detenha as ações componentes do índice sem ter de comprá-las diretamente.

Portanto o desempenho do ETF mostra o desempenho dos ativos do Ibovespa no "mercado dolarizado" de Nova York e pode dar uma "visão dolarizada" desses ativos (e por tabela do Ibovespa).

Observando o gráfico diário do ETF - Brazil Index Fund, podemos notar que ao contrário do que aparentemente ocorre no Brasil, o movimento do índice se mantem lateralizado, no interior de um "retângulo" e no presente momento se encontra praticamente no fundo desse "canal retangular".

Um fechamento com rompimento do "topo ou do fundo" do retângulo indicará a direção do próximo movimento, cuja amplitude será equivalente a altura do referido "canal retangular" ou aproximadamente 5,40 pontos (o que equivale a uma variação de cerca de 7% sobre esses extremos).

IBOV...topos e fundos na visão dos gráficos semanal, mensal e trimestral




Se observarmos o primeiro gráfico do Ibovespa (semanal) poderemos ver que aparentemente o gráfico apresentou topos muito próximos nestas últimas duas semanas (73.103 e 73.045 pontos), sendo que no fechamento da semana o "candle" formado é "marubozu de baixa".

Já o 2o gráfico apresentado (mensal do Ibovespa) mostra 2 pontos muitos próximos: 71.989 pontos (abril/10) e 72.139 pontos (out/10) e o "candle" que está se formando no gráfico mensal (com metade do período concluído) é um "martelo invertido cheio" sinalizando queda.

O 3o gráfico (trimestral do Ibovespa) mostra o topo histórico de 05/2008 nos 73.920 pontos e o topo recente deste mês, nos 73.103 pontos. O "candle" que está sendo formado no gráfico trimestral (com metade do período concluído) é um "martelo invertido vazio" sinalizando alta, por enquanto (embora com pressão vendedora forte).

A Interpretação de topos e fundos duplos, no meu entender deve ser a mesma que STEVE NISON utiliza para definir a ocorrência de "dojis" ou " de mesmo valor" no significado desta expressão quando analisa a formação desses "candles".

Esse estudioso dos "candles japoneses" dos antigos mercadores de arroz no Japão feudal, considera a formação de um "doji" quando a diferença de abertura e fechamento está abaixo de 0,25% em valor absoluto.

Assim, por esse critério devemos considerar um "topo ou fundo" duplo quando as máximas (topo) ou mínimas (fundo) desse "candle" não ultrapassam 0,25% entre si.

Assim, podemos considerar como "topo duplo" mensal os 71.989 pontos e os 72.139 pontos (diferença de 0,20%) e como "topo duplo" semanal os 73.103 e os 73.044 pontos (diferença de 0,08%).

Já os topos de 2008 em 73.920 pontos e o topo recente nos 73.103 pontos apresentam uma diferença de 817 pontos ou o equivalente a 1,1% (o que não se enquadra nesse critério proposto).

A ocorrência de um "topo duplo" sinaliza um momento de fraqueza dos compradores (por não conseguirem ultrapassar um determinado preço) e daí, uma provável reversão de tendência para baixa; enquanto que o "fundo duplo" sinaliza fraqueza dos vendedore visto que os compradores já não estão mais dispostos a pagar preços abaixo de um determinado patamar, gerando uma reversão para alta.