sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolsas de NY sobem hoje e registram ganho na semana

por Danielle Chaves de Agência ESTADO
17 de Abril de 2009 18:44

Nova York - Os investidores se animaram hoje com os dados sobre o sentimento do consumidor norte-americano e os resultados trimestrais do conglomerado industrial General Electric (GE) e do banco Citigroup, que vieram melhores que o esperado. Com isso, os principais índices das Bolsas norte-americanas registraram o mais longo período de ganhos dos últimos anos.
O índice Dow Jones fechou em leve alta de 0,07%, a 8.131,33 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou um leve ganho de 0,59%, marcando assim, suas primeiras seis semanas de alta desde igual período encerrado na semana de 18 de maio de 2007. O S&P-500 avançou 0,5% hoje, e fechou aos 869,60 pontos. O índice teve alta de 1,52% na semana e reduziu suas perdas no ano para 3,7%.
Já o Nasdaq 100 ganhou 0,16%, e fechou aos 1.673,07 pontos. Depois de avançar 1,24% esta semana, o índice acumula alta de 6,09% em 2009 e registrou sua mais longa série de altas desde as sete semanas de ganhos que terminaram em dezembro de 2005.
Os índices norte-americanos chegaram a operar em queda perto do fechamento do pregão desta sexta-feira, no entanto, em uma ilustração da volatilidade associada ao vencimento de opções hoje, quando os operadores se desfizeram de posições em derivativos no mercado de ações, encerraram os negócios do dia em alta.
"Houve uma mistura de surpresas positivas para o mercado - uma boa forma de começar a temporada de balanços, embora a base seja de expectativas muito baixas - e perspectivas que sugerem que o pior já tenha ficado para trás", afirmou Quincy Krosby, estrategista chefe de investimentos da Hartford Financial Services.
Entre os destaques do dia, as ações da GE subiram 1% depois de anunciar uma queda no lucro do primeiro trimestre deste ano que não foi tão severa quanto o mercado esperava.
Já as ações do Citigroup caíram 9%, apesar de terem quadruplicado desde seu nível mais baixo. Ainda no setor financeiro, Morgan Stanley avançou 4,3%.
O site de buscas Google subiu 0,9%, depois de anunciar ontem à noite que seu lucro e sua receita aumentaram no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, os ganhos obtidos no período entre janeiro e março de 2009 foram limitados porque a receita diminuiu, quando comparada com o quarto trimestre de 2008. As informações são da Dow Jones.

Vale e Petrobras pesam e Ibovespa recua 0,54%

por Agência ESTADO
17 de Abril de 2009 17:43

As ações da Vale e da Petrobras serviram de freio ao índice Bovespa (Ibovespa), que teve como destaque positivo hoje principalmente os papéis do setor siderúrgico, beneficiados pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos de linha branca (geladeiras, fogões e lavadoras). O vencimento de opções sobre ações na próxima segunda-feira concentrou uma 'briga' nos principais strikes das duas blue chips e, hoje, o sinal vermelho predominou. Além disso, a falta de notícias com peso para conduzir o índice para além dos 46 mil deixa de atrair dinheiro novo, o que faz com que muitos investidores apenas façam uma rotação de suas carteiras. E optem por vender os papéis com ganhos acumulados, caso dessas duas empresas.
O Ibovespa terminou a sessão em queda de 0,54%, aos 45.778,28 pontos. Na mínima do dia, atingiu os 45.723 pontos (-0,66%) e, na máxima, os 46.187 pontos (+0,35%). No mês, a bolsa acumula ganhos de 11,86% e, no ano, de 21,91%. Na semana, o ganho foi de apenas 0,52%. O giro financeiro do dia totalizou R$ 4,097 bilhões. Os dados são preliminares.
As Bolsas norte-americanas tiveram um início indeciso, mas se firmaram no azul no período da tarde, influenciadas pelos balanços melhores do que o previsto do Citigroup e da General Electric (GE). Os números reforçaram a perspectiva de que o sistema financeiro estaria recobrando o equilíbrio. Também agradou os investidores o índice de sentimento do consumidor dos EUA, medido pela Universidade de Michigan, que melhorou na leitura preliminar de abril (subiu de 57,3 em março para 61,9).
O Dow Jones terminou a sessão em alta de 0,07%, aos 8.131,33 pontos. O S&P 500 avançou 0,50%, para 869,60 pontos. O Nasdaq, que mais cedo registrava queda mais acentuada que os demais índices por causa dos números do Google, ganhou 0,16%, para 1.637,07 pontos. O setor financeiro liderou os ganhos. American Express subiu 5,41%, o Bank of America, 2,51% e o JPMorgan, 0,06%. O Citigroup foi a exceção, com queda de 8,98%, embora tenha ao longo da sessão registrado ganhos em reação à divulgação de seus resultados no primeiro trimestre.
No Brasil, o governo voltou à carga no anúncio de medidas para tirar o País da crise. Hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou a redução, em dez pontos porcentuais, nas alíquotas do IPI para máquinas de lavar (de 20% para 10%), de geladeiras (de 15% para 5%), de tanquinhos (de 10% para zero) e de fogões, (de 5% para zero). A medida, segundo ele, vale a partir de hoje para os próximos três meses. O governo também ampliou a lista de produtos de materiais de construção com redução do IPI.
A diminuição do IPI acabou impulsionando as siderúrgicas, sobretudo as ações da Usiminas, que ontem já estiveram entre as maiores altas do Ibovespa e, hoje, repetiram o feito. Usiminas PNA liderou as compras, com 4,25%, seguida pela ação ON da empresa (4,23%). Gerdau PN avançou 0,65%, Metalúrgica Gerdau PN, 1%, e CSN ON, 1,05%. Outras companhias relacionadas também tiveram ganhos expressivos: Weg ON, que fornece motores para a linha branca, subiu 3,45%, e Brasmotor, que fabrica geladeiras das marcas Brastemp e Consul, disparou 18,46% na ON e 20,83% na PN.
Nas blue chips, além da 'briga' para o vencimento de opções da próxima segunda-feira, muitos investidores optaram por vender para fazer uma rotatividade de suas carteiras. "Como esses papéis têm ganhos acumulados no ano e faltam notícias de peso para atrair dinheiro novo, os investidores optaram por trocar as ações, vendendo blue chips e comprando outras mais descontadas", justificou o economista da Win Trade José Góis.
O contrato do petróleo com vencimento em maio negociado na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) terminou com alta de 0,70%, a US$ 50,33. Petrobras caiu 1,19% na ação ON (acumula ganho de 37,11% em 2009) e 1,60% na PN (+30,74% no ano). A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu hoje que, se os preços do petróleo mantiverem a queda permanente, a tendência é de que haja uma adequação dos atuais preços dos combustíveis no País aos níveis internacionais.
Vale ON acabou o dia em baixa de 0,81% (+29,37% no ano) e Vale PNA, de 1% (+26,93% no ano), na contramão do fechamento dos metais, que subiram no exterior. A empresa anunciou ontem a paralisação, por oito semanas, nas unidades e minas de produção de níquel em Sudbury, no Canadá. O processamento de metais preciosos também ficará parado entre 1º de junho e 27 de julho. A Vale também informou que vai postergar por, pelo menos um ano, a entrada em operação do projeto de níquel de Onça Puma, no Pará, marcada para janeiro de 2010. E que vendeu sua participação na Usiminas. Por fim, a Vale confirmou que negocia com a CSN acordo para dar um fim à disputa judicial que envolve a mina Casa de Pedra, que pertence à siderúrgica.