sábado, 6 de dezembro de 2014

CRB RJ Commodity Index no gráfico semanal sinaliza reversão para alta

O CRB RJ Commodity Index das principais commodities que havia perdido o patamar dos 600 pontos no início do mês de setembro/2014 e de lá pra cá veio caindo vertiginosamente, conforme visualizado no gráfico semanal abaixo (1o. plano) parece ter encontrado um suporte nesta semana no patamar dos 470 pontos, depois de uma queda de 22% a partir desse fundo e de cerca de 30%, se computados do topo anual ocorrido no patamar dos 670 pontos, em junho deste ano.


O "candle" do gráfico semanal é um possível "doji morning star" formado nesse gráfico, totalmente fora da "Banda Inferior de Bollinger", sinalizando uma possibilidade de retorno às médias. Fechou a semana nos 477 pontos. O indicador de força relativa RSI (ou IFR) está abaixo dos 15 pontos, nesse gráfico semanal o que mostra que esses preços estão extremamente "sobrevendidos" indicando também a possibilidade da reversão de tendência.

Se na próxima semana tivermos um fechamento desse índice, dentro dessas Bandas é muito provável que poderemos ver no curto prazo um forte "repique de alta", em direção às médias de 09 períodos, atualmente no patamar dos 520 pontos e possivelmente até a mediana de Bollinger, hoje no patamar dos 570 pontos.

Como esse índice interfere diretamente na expectativa de preços do minério de ferro é bem provável, caso ocorra essa reversão, que as ações da VALE também possam acompanhar essa movimentação.

Observando o gráfico semanal da ADS da VALE negociada em Nova York (2o. plano), podemos observar que VALE está no fundo do canal de baixa quando fez na semana sua mínima nos 8,22 dólares, fechando a semana nos 8,38 dólares.

Se reverter em alta a partir daí, poderemos ter um "repique de alta" para fechar o "gap nos 10,10 doláres" o que representaria uma evolução de cerca de 20% nessa ADS e que poderia garantir o esperado repique de final de ano no Ibovespa.