sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DJI...após 12/11...suportes e resistências



DJI abriu a semana em queda, fazendo sua máxima nos 11.440 pontos e a partir daí, deu início a uma realização de lucros (depois de 10 semanas seguidas formando topos ascendentes) até fazer mínima semanal na sexta, nos 11.144 pontos e finalizar a semana nos 11.192 pontos com significativa queda de -2,20% sobre o fechamento da semana anterior.

O gráfico semanal formou um "alicate de topo" provocado pelo "marubozu de queda" que praticamente devolveu todo o ganho da semana anterior.

O "doji evening star" de reversão de tendência, formado na sexta-feira da semana anterior, acabou se confirmando no início da semana e na última sexta-feira formou um "martelo cheio" sinalizando a perspectiva de uma abertura em alta, no início da próxima semana.

Por outro lado, o fechamento nesta sexta abaixo da LTA de curto prazo no gráfico diário praticamente coincidente com a MM de 21 períodos em 11.210 pontos, pode estar sinalizando a continuidade do movimento de queda, caso não se verifique uma reação compradora que consiga retomar suportes acima da antiga LTA, novamente.

A perda da LTA poderá trazer DJI para testar suportes no patamar dos 11 mil pontos e a eventual perda desse suporte até os 10.920 pontos.

Uma reversão da tendência de queda, caso ocorra terá como resistências os 10.250 pontos (onde se situa o último topo rompido, formador do pivô de alta anterior) e na superação desse patamar teremos como objetivos o topo nos 11.450 pontos e os 11.530 pontos.


CRB_RJ_Comm_Index_após 12/11_ reversão de tendência



O CRB RJ Commodity Index das commodities metálicas abriu a semana em alta e com muita força fez nova máxima na terça-feira, nos 320, 38 pontos, praticamente no topo do canal de alta de longo prazo.

A partir daí refluiu com força. sendo que no final da semana, abriu com forte "gap de baixa" na sexta vindo encontrar suporte na mínima nos 303,22 pontos para em seguida fechar nos 303,90 pontos, com forte queda de -3,07% sobre o fechamento da semana anterior.


Esse forte movimento de queda, rompeu a "cunha ascendente" que vinha sendo construida no gráfico semanal, sinalizando a possibilidade de continuidade do movimento baixista.

O "candle" do gráfico semanal é um "alicate de topo" que praticamente anulou o "candle" de alta da semana anterior e sinaliza a reversão da tendência de alta.

Por outro lado, o "candle" do gráfico diário é um "marubozu de queda" que após perder a MM de 13 períodos e que vinha atuando como suporte ao movimento de alta, acabou por fechando em cima da MM de 21 períodos sinalizando que poderá perder na próxima semana, o topo anteriormente rompido nos 301,83 pontos.

Caso confirme a perda desse suporte nos 301 pontos, o Índice poderá refluir mais ainda para testar suportes na Banda Inferior de Bollinger, na região dos 290 pontos e possivelmente (na perda desse patamar) poderá refluir até o patamar dos 280/285 pontos.

Eventual recuperação terão como próximas resistências os 311 pontos e o "fechamento do gap" nos 315 pontos.

INDZ10...suportes e resistências


IBOV...após 11/11...suportes e resistências



Tendência de queda acentuada para hoje. Poderá buscar suportes nos 70 mil pontos ou até abaixo desse patamar. Suporte na LTA nos 70.100 pontos e abaixo desse patamar nos 69.700 pontos (extensão de 78,6% de fibo) .