sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ibovespa recua 1,83% hoje e perde 4,03% na semana

por Claudia Violante de Agência ESTADO
05.02.2010 19h2

São Paulo - Depois do tombo de ontem, os investidores guardavam esperanças de que o dado do nível de emprego nos EUA (payroll) pudesse dar algum alento ou direção aos negócios. Os dados vieram mistos e, num primeiro momento, até garantiram alívio. A percepção de que os números dos Estados Unidos continuam divergentes e ainda não é possível dar indícios sobre uma trajetória firme de crescimento, juntamente com o cenário sombrio europeu, fizeram as Bolsas acelerarem em trajetória de queda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que se ressente da fuga de capitais externos, voltou hoje aos 62 mil pontos e chegou a tombar 4% no pior momento da sessão.

O Ibovespa terminou a sexta-feira em baixa de 1,83%, aos 62.762,70 pontos, o menor nível desde os 62.643,23 pontos de 3 de novembro de 2009. Na semana e no mês, recuou 4,03%, enquanto, em 2010, as perdas atingem 8,49%. Na mínima do dia, registrou 61.341 pontos (-4,06%) e, na máxima, 64.001 (+0,1%). O giro financeiro totalizou R$ 8,816 bilhões. Os dados são preliminares.

O indicador mais esperado da sexta-feira - e da semana - era o relatório do mercado de trabalho norte-americano. E ele não serviu para dissipar o mau humor que paira nas mesas nos últimos dias. O documento trouxe dados mistos. Enquanto a taxa de desemprego recuou para 9,7% em janeiro, ante previsão de 10,1%, o número de vagas fechadas somou 20 mil, ante previsão de estabilidade. Além disso, o Departamento de Trabalho norte-americano revisou em baixa os dados de dezembro, para um corte de 150 mil postos, dos 85 mil informados antes.

A avaliação positiva sobre os negócios teve fôlego curto e foi substituída pelas preocupações com a dívida soberana de países como Grécia, Portugal e Espanha, puxando para baixo os ativos de maior risco. Na Europa, a bolsa de Paris despencou 3,40% (-4,70% na semana); em Londres, o FT-100 caiu 1,53% (-2,46% na semana); a Bolsa de Frankfurt fechou com o Dax em baixa de 1,79% (-3,11% na semana); em Portugal, o PSI-20, da bolsa de Lisboa, perdeu 1,36% (-7,39% na semana); e, em Madri, o Ibex-35 cedeu 1,35% (-7,71% na semana). Nos EUA, às 18h22, o Dow Jones recuava 0,24%, o S&P tinha baixa de 0,13%, mas o Nasdaq subia 0,46%.

As ações ON da Petrobras caíram 1,78% e as PN perderam 2,41%. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o petróleo terminou hoje em baixa de 2,67%, a US$ 71,19 o barril para março. Vale ON recuou 0,84% e PNA, 1,09%.

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de fevereiro

por InfoMoney
05/02/10 18h00


SÃO PAULO - Dentro da agenda econômica para a segunda semana de fevereiro, os investidores estarão atentos, nos EUA, à divulgação do orçamento do Tesouro e ao desempenho do setor de varejo no mês de janeiro.

No front doméstico, as atenções se voltam para a divulgação de dados do setor industrial e ao IGP - 10 (Índice Geral de Preços - 10) com base na variação de preços verificada em fevereiro.

Segunda-feira (8/2)

Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de fevereiro. O índice calcula a variação mensal dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

EUA

Não serão divulgados índices relevantes no país neste dia.

Terça-feira (9/2)

Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à primeira quadrissemana de fevereiro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) reporta a Pesquisa de Emprego Industrial de dezembro, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

10h00 - O instituto ainda revela o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de janeiro.

EUA

13h00 - Sai o Wholesale Inventories de dezembro, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.

Quarta-feira (10/2)

Brasil

8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de fevereiro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

EUA

11h30 - Destaque ao Trade Balance (balança comercial) com base no mês de dezembro, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país.

13h30 - Sai o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

17h00 - O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de janeiro do Treasury Budget (orçamento governamental).

Quinta-feira (11/2)

Brasil

Não haverá divulgação de indicadores relevantes no País neste dia.

EUA

11h30 - Principal destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de janeiro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

11h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

13h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês dezembro.

Sexta-feira (12/2)

Brasil

8h00 - A FGV revela o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do mês de fevereiro. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

EUA

12h55 - A Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de fevereiro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.


Segunda-feira (15/2)

Brasil

Não haverá negociações na BM&F Bovespa por conta do Carnaval.

EUA

Não haverá negociações na bolsa de Nova York por conta do feriado referente ao Dia do Presidente.