sexta-feira, 2 de julho de 2010

Semana esvaziada de indicadores tem indústria e inflação como destaque


Nos Estados Unidos, com semana encurtada, dados de trabalho são os mais importantes

por Mirela Portugal, de EXAME.com

02/07/2010 19:49

São Paulo - A segunda semana de julho traz uma agenda tranquila para os investidores, sem grandes números no Brasil. Entre os destaques no cenário doméstico, os indicadores de indústria e inflação voltam para os holofotes, com a divulgação do IPC-Fipe na segunda-feira (5), às 5h, o IPCA na quarta-feira (7), às 9h , o IGP-DI também na quarta-feira, às 8 horas, e o IGP-M do primeiro decêndio, na sexta-feira (9), às 8 horas. Os dados da indústria da quinta-feira também estão no horizonte dos investidores, diante dos resultados tímidos do setor. A expectativa é que, em junho, o desempenho contido se mantenha, diz o diretor da Petra Corretora, Ricardo Binelli. "Em maio, os indicadores de atividade industrial se mostraram estáveis. O consenso é que os este desempenho mais acomodado da indústria deve permanecer", aponta.

Na agenda interna estão também a balança comercial semanal na segunda-feira (5) às 11 horas e os dados de produção de veículos na terça-feira (6) às 10h30.

Estados Unidos

A semana de indicadores será curta nos Estados Unidos, com o feriado da independência de 4 de julho no domingo estendendo-se até a segunda (5). Os indicadores são retomados na terça (6), com a divulgação da sondagem do instituto ISM (ISM Services) sobre o setor manufatureiro às 11 h (Horário de Brasília). Mas os destaques da semana vão para os números de novos pedidos de auxílio desemprego (inicial claims) e crédito ao consumidor (consumer credit) na quinta-feira (8), às 9h30 e 16 horas de Brasília. A expectativa é que os dois índices recuem em seu desempenho e contribuam para a volatilidade dos mercados, diz o analista Márcio Cardoso, da Título Corretora. "Os mercados tem andado de lado com os resultados abaixo do esperado nos Estados Unidos e os problemas na Europa, e isso deve pautar o começo do segundo semestre", aponta. Segundo o site Briefing.com, o crédito do consumidor no mês de maio terá déficit de 2 bilhões de dólares, em oposição à alta de um bilhão no mês passado.

O calendário americano trará ainda estoques do atacado, às 11 horas da manhã da sexta-feira (9), e estoques do petróleo, às 11h30 da segunda-feira (5).

INDQ10...após 01/07...suportes e resistências


IBOV...após 01/07...suportes e resistências