sexta-feira, 1 de abril de 2011

IBOV($) dolarizado..depois da máxima na LTB...refugou..


O IBOV dolarizado praticamente atingiu sua LTB de longo prazo (muito próximo do objetivo dos 42.612 pontos), ao fazer hoje sua máxima em 42.530 pontos e depois refluir.

O candle que está sendo formado se assemelha (por enquanto) a um martelo invertido de topo (reversão).

É bom lembrar que para a memória dos "gringos" que operam nossa Bolsa a máxima de hoje em 42.530 pontos, equivalia em janeiro (U$=1,67) a 71.025 pontos.

Pra quem acha que esse era o objetivo...então...

É possível que atingido esse objetivo, uma realização mais forte poderá ocorrer, para fechamento dos "gaps abertos" para o IBOV romper o último topo.

IBOV($) dolarizado...após 31/03...rompeu topo do canal de alta


O IBOV dolarizado rompeu a linha de topos do canal de alta, em que vinha se movimentando nestas últimas semanas e hoje superou os 42 mil pontos, fechando em 42.131 pontos.

Essa marca formada com candles apresentando dois "gaps de alta" sucessivos, supera o topo de 20/01/11 naquela época nos 70 mil pontos.

A próxima resistência se encontra em 42.612 pontos (topo do dia 19/01) que correspondia naquela data aos 71.200 pontos (cotação do dólar a 1,67)

IBOV mensal e diário após 31/03



O primeiro gráfico apresentado, do IBOV diário, mostra o índice fazendo um "marubozu de alta" com um pequeno "gap" praticamente no topo do canal de alta que vem sendo construido nestas últimas semanas.

O gráfico seguinte, mensal do IBOV, mostra a formação de um "martelo de alta" sugerindo a possibilidade de objetivos em 69 e 70 mil pontos para o mês de abril.

CRB Comm Index...após 31/03...formando um "spinning top"


O gráfico mensal do CRB Commodity Index (commodities metálicas) se movimenta no interior de uma "cunha ascendente" e fez no fechamento de março/11, um "candle" semelhante a um "spinning top" fora das Bandas de Bollinger.

A força compradora nesses últimos dez meses seguidos de alta, fez com que esse índice apresentasse um ganho acumulado de 41% desde julho/2010 e somente nesse ano, o ganho acumulado já é de 8,0%.

No gráfico mensal, tanto o IFR 14 quanto o estocástico lento já operam na região "sobrecomprada" o que pode estar sinalizando a possibilidade de uma reversão nessa tendência de alta, no próximo mês de abril.