terça-feira, 10 de novembro de 2009

Com Petrobras, Ibovespa atinge máxima em 3 semanas

por Aluísio Alves de Reuters
10 de Novembro de 2009 18:53

SÃO PAULO (Reuters) - Os ganhos das ações da Petrobras fizeram a diferença numa sessão volátil da bolsa paulista, sobrepondo-se à pressão por realização de lucros e levando o principal índice acionário ao pico em 3 semanas.

Depois de passar a maior parte do dia no vermelho, o Ibovespa ganhou força no final até fechar o dia valorizado em 0,13 por cento, aos 66.303 pontos. Os negócios do pregão movimentaram 6,6 bilhões de reais.

"Petrobras foi o fiel da balança no pregão", disse o analista Pedro Galdi, da corretora SLW.

Os papéis da estatal ganharam fôlego no fim da tarde, refletindo a redução das perdas do petróleo, segundo Galdi. O preço do barril recuou 0,3 por cento, para 79,05 dólares. A ação preferencial da companhia subiu 0,9 por cento, para 37,41 reais.

Perto do final da sessão, investidores também souberam que uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou o texto principal do projeto que prevê a capitalização da Petrobras, para explorar petróleo na camada do pré-sal.

Quem também contribuiu com pontos positivos para o Ibovespa foram as operadoras de telefonia celular. As preferenciais da Vivo ganharam 2,7 por cento, a 50 reais. As ordinárias da TIM Participações avançaram 2,25 por cento, para 5,90 reais.

Também na parte de cima do índice Gol teve valorização de 1,95 por cento, a 20,90 reais, depois de a companhia aérea ter reportado na segunda-feira à noite resultados do terceiro trimestre acima das expectativas de analistas.

"Mantemos nossa recomendação de compra para Gol, não só pelo resultado do terceiro trimestre, mas pela perspectiva positiva da companhia e do próprio setor", disse a Link Corretora, em relatório.

Além disso, a Anac, agência que regula o setor, informou que o tráfego doméstico aéreo comercial cresceu 42 por cento em outubro, na comparação com o mesmo período de 2008. Assim, as ações da TAM pegaram carona e subiram 2 por cento, a 28,29 reais.

No outro extremo, BM&FBovespa foi a segunda pior do Ibovespa, caindo 2 por cento, a 12,46 reais, antes de a companhia reportar seu resultado do terceiro trimestre, previsto para sair ainda nesta terça-feira.

Fora do índice, OGX desabou 6,8 por cento, a 1416,63 reais. Na segunda-feira à noite, a companhia anunciou que as reservas potenciais de petróleo da empresa, medidas por sondas, foram elevadas de 4,8 bilhões para 6,7 bilhões de barris de óleo equivalente.

Ignorando o otimismo estampado em relatórios de analistas com a notícia, investidores preferiram realizar lucros, depois da forte disparada recente dos papéis.