quarta-feira, 24 de junho de 2009

Anúncio do Fed leva Ibovespa a ceder 0,28% no dia

por Agência ESTADO
24 de Junho de 2009 17:47

O banco central norte-americano (Federal Reserve) foi o estraga-prazeres do mercado acionário desta quarta-feira. A recuperação consistente que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) exibia desde a abertura do pregão, embalada por dados dos EUA e previsões otimistas da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), esvaíram-se com o resultado do encontro de política monetária do Fed. Tudo porque o índice Dow Jones da Bolsa de Nova York reagiu em baixa ao resultado do encontro, apesar de ele não ter trazido surpresas.

Depois de ter atingido 1,90% de elevação no melhor momento da sessão, aos 50.758 pontos, o índice Bovespa (Ibovespa) foi diminuindo os ganhos até, no meio da tarde, virar e cair até a mínima de 0,59%, aos 49.520 pontos. Fechou com um desempenho melhor, mas ainda negativo, de 0,28%, aos 49.672,12 pontos. No mês, o Ibovespa tem perda acumulada de 6,63%. No ano, a alta foi diminuída para 32,28%. O giro financeiro totalizou R$ 5,354 bilhões. Os dados são preliminares.


Em decisão unânime, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Fed decidiu manter as taxas básica de juros - de zero a 0,25% ao ano - e de redesconto - em 0,50% -, além de reiterar que elas devem seguir baixas por um período prolongado. O Fed decidiu não expandir os programas de compra de títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) e de títulos lastreados em hipotecas e dívidas de agências. Na avaliação do Federal Reserve, o ritmo de contração econômica está diminuindo e "as condições nos mercados financeiros melhoraram de maneira geral nos últimos meses".

Apesar de não trazer surpresa, o anúncio do BC americano acabou pesando sobre os preços dos Treasuries, além de impulsionar o dólar para as máximas do dia em relação ao euro e ao iene e pesou sobre os índices do mercado de ações. Alguns especialistas ouvidos pela agência Dow Jones avaliaram que o movimento se deu, sobretudo, pelo fato de o Fed não ter expandido seu programa de compra de Treasuries e de ter minimizado o risco de deflação. Nos EUA, o Dow Jones virou e caiu, para fechar em -0,28%, aos 8.299,86 pontos. Mas o S&P 500 avançou, 0,65%, aos 900,94 pontos, e o Nasdaq terminou com ganho de 1,55%, aos 1.792,34 pontos.

Antes do anúncio do Fed, as altas eram uniformes, patrocinadas pelos dados de encomendas de bens duráveis melhores do que o esperado e as previsões da OCDE, mais otimistas que as feitas no início da semana pelo Banco Mundial. O Departamento do Comércio informou que as encomendas de bens duráveis nos EUA subiram 1,8% em maio, ante previsão de queda de 0,8%. Já a OCDE elevou a previsão do Produto Interno Bruto dos 30 países membros para contração de 4,1% em 2009, ante projeção anterior de contração de 4,3%.

A OCDE também revisou a estimativa para as economias desenvolvidas em 2010 e espera agora crescimento de 0,7%, ante projeção anterior de recuo de 0,1%. As estimativas para alguns países também foram elevadas, como para os EUA (de -4% para -2,8% em 2009) e para a China (de +6,3% para +7,7% em 2009). O Brasil não faz parte da OCDE.

No Brasil, o Ibovespa trabalhou atrelado ao Dow Jones. A inversão foi garantida pelas blue chips, que já não eram destaque de elevação quando a Bolsa operava no azul. As siderúrgicas, entretanto, despontavam entre as altas antes do Fomc, mas viraram e também ajudaram o Ibovespa a cair. Apenas Usiminas PNA conseguiu segurar-se até o fim e fechar com elevação, de 1,70%. Gerdau PN cedeu 0,86%, Metalúrgica Gerdau PN caiu 0,80% e CSN ON recuou 0,35%.

Petrobras ON recuou 1,32% e Petrobras PN desvalorizou 1,27%. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o contrato do petróleo com vencimento em agosto fechou cotado a US$ 68,67 o barril, em baixa de 0,82%. Os dados de estoques de petróleo nos EUA divulgados hoje mostraram queda de 3,868 milhões de barris na semana encerrada em 19 de junho, ante previsão de queda de 1,3 milhão de barris. Já os estoques de gasolina aumentaram 3,871 milhões de barris, ante expectativa de elevação de 1 milhão de barris.

Amanhã pela manhã, Petrobras e Vale devem anunciar a formação de uma parceria entre as duas empresas para a exploração e posterior desenvolvimento do bloco BM-ES-22, localizado no norte da Bacia do Espírito Santo, segundo fontes. Hoje, Vale terminou em queda de 2,27% na ação ordinárias (ON) e de 2,35% na ações preferencial da classe A (PNA). O diretor executivo de Finanças da Vale, Fabio Barbosa, informou nesta quarta-feira que a as importações chinesas de minério de ferro aumentaram 26% nos cinco primeiros meses do ano. Segundo ele, tanto a China quanto a Índia devem impulsionar uma retomada do crescimento econômico mundial.

Dow Jones cai 0,28% com decisão sobre juros nos EUA

por Agência ESTADO
24 de Junho de 2009 19:09

O mercado de ações norte-americano perdeu força à tarde, depois que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou a manutenção da taxa dos Fed Funds perto de zero e não disse nada sobre expandir seus programas de compra de Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA) e ativos hipotecários. As perdas da Boeing voltaram a pesar sobre o índice Dow Jones - que fechou abaixo dos 8.300 pontos -, enquanto o lucro da Oracle ajudou a sustentar o Nasdaq em território positivo.

A decisão do Fed confirmou as expectativas, mas o texto do comunicado trouxe algumas mudanças. "O comunicado do Fed rebaixou o risco de deflação e proporcionou uma modesta elevação em sua avaliação da economia", disse Michael Sheldon, estrategista-chefe de mercado do RDM Financial Group. "Contudo, o Fed também disse que a economia geral permanece fraca, embora o ritmo da contração esteja desacelerando."

O mercado de ações começou o dia animado pelo dado melhor que o esperado de encomendas de bens duráveis e o balanço positivo da Oracle. Contudo, o mercado perdeu força depois do anúncio do Fed. Entre as blue chips, as ações da Boeing caíram 5,81%, depois de uma queda de 6,5% registrada na terça-feira, ainda em virtude do adiamento do voo inaugural do seu 787 Dreamliner. O JPMorgan disse que o atraso provavelmente vai levar à revisão em baixa das previsões do lucro por ação da companhia em 2009 e 2010.

As ações da Oracle subiram 7%. Ontem à noite, a companhia anunciou uma queda de 7,2% no lucro líquido do seu quarto trimestre fiscal, em virtude do dólar mais forte e continuada fraqueza econômica, contudo, as vendas acima do esperado de novas licenças e continuada administração de custos ajudou a gigante de software a bater as expectativas de Wall Street.

O índice Dow Jones caiu 23,05 pontos (-0,28%) e fechou com 8.299,86 pontos. O Nasdaq subiu 27,42 pontos (1,55%) e fechou com 1.792,34 pontos. O S&P-500 avançou 5,84 pontos (0,65%) e fechou com 900,94 pontos. As informações são da Dow Jones.