domingo, 2 de agosto de 2015

Estrangeiros "viraram a mão" no Ibovespa à vista.

Podemos observar no gráfico do Fluxo de Investidores no mercado à vista do Ibovespa, que de uma "posição comprada" de + 700 milhões de reais em 21 de julho, os estrangeiros "viraram a mão", estando vendidos em - 800 milhões de reais em 28 de julho (apenas  uma semana após) no mercado à vista, conforme gráfico abaixo (1o. plano) extraído no último fim de semana do site "dados da bolsa.com".
Mesmo assim, além de estarem fortemente comprados no mercado futuro do dólar, também ainda se mantém comprados em cerca de 50 mil contratos no Índice Futuro do Ibovespa, conforme gráfico em 2o plano, desse mesmo site, sinalizando que a "posição vendida" seja mais seletiva, e como "viraram à mão" é provável, que continuem alugando os ativos mais voláteis para aumentarem a posição vendida. Portanto aos que ainda pensam em manter posição comprada, no Ibovespa, sejam mais seletivos na escolha desses ativos.



IBOV...após 31/07...perspectivas para a 1a. semana de agosto

O Ibovespa abriu a segunda-feira fazendo sua mínima semanal nos 48.640 pontos , na segunda-feira, fazendo nesse patamar um "fundo duplo". Na terça deu início ao esperado repique de alta, que se prolongou para o pregão seguinte. Na quinta, fez uma movimentação lateral e na sexta-feira retomou a movimentação altista, acima do patamar dos 50 mil pontos, até fazer sua máxima semanal nos 50.895 pontos.
Fechou logo abaixo disso nos 50.865 pontos.

Alta semanal de +3,29%.

No gráfico semanal (em 1o, plano) o Ibovespa fez um "martelo de alta" com uma boa sombra inferior e no diário (em 2o. plano) fez um "marubozu de alta".

No gráfico diário, o Ibovespa fez um "fechou fora, fechou dentro" das Bandas de Bollinger, sugerindo a continuidade da movimentação de alta até a MMóvel de 21 períodos, atualmente nos 51.400 pontos. Antes, terá resistências no fundo anteriormente perdido nos 51.130 pontos. Eventual superação desses patamares poderá levar aos 51.600/52 mil pontos na retração de 62% da perda da  queda recente.

Eventual correção terá suportes imediatos nos 50.100/50 mil pontos e, abaixo disso suportes no fundo da quarta-feira, nos 49.400 pontos. Por outro lado, se perder novamente os 49 mil pontos, terá suportes no fundo duplo semanal, nos 48.600 pontos e abaixo disso, objetivos de queda nos 48 mil pontos.