
Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos espelhados em índices e suas cotas negociadas em bolsa, permite que o investidor estrangeiro detenha as ações componentes do índice sem ter de comprá-las diretamente (e pagar eventuais taxas por aquisição direta na bolsa brasileira).
Portanto o desempenho do ETF mostra o desempenho dos ativos do Ibovespa no "mercado dolarizado" de Nova York e pode dar uma "visão dolarizada" desses ativos (e por tabela do Ibovespa).
Observando o gráfico semanal do ETF - Brazil Index Fund, podemos notar que após testar a LTA de médio prazo, nos 72,95 pontos esse índice fechou o pregão desta semana fazendo um "doji" de possível reversão de tendência (para alta).
Ao contrário do que aparentemente ocorre no Brasil, o movimento do índice se mantem lateralizado, no interior de um "retângulo" com fundo desse "canal retangular" nos 73,00 pontos e topo nos 81,76 pontos.
O rompimento do "topo ou do fundo" do retângulo indicará a direção do próximo movimento, que por enquanto se mantem lateralizado.