domingo, 21 de novembro de 2010

ETF_Brazil Index Fund_após 19/11_movimento lateral



Os ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos espelhados em índices e suas cotas negociadas em bolsa, permite que o investidor estrangeiro detenha as ações componentes do índice sem ter de comprá-las diretamente (e pagar eventuais taxas por aquisição direta na bolsa brasileira).

Portanto o desempenho do ETF mostra o desempenho dos ativos do Ibovespa no "mercado dolarizado" de Nova York e pode dar uma "visão dolarizada" desses ativos (e por tabela do Ibovespa).

Observando o gráfico semanal do ETF - Brazil Index Fund, podemos notar que após testar a LTA de médio prazo, nos 72,95 pontos esse índice fechou o pregão desta semana fazendo um "doji" de possível reversão de tendência (para alta).

Ao contrário do que aparentemente ocorre no Brasil, o movimento do índice se mantem lateralizado, no interior de um "retângulo" com fundo desse "canal retangular" nos 73,00 pontos e topo nos 81,76 pontos.

O rompimento do "topo ou do fundo" do retângulo indicará a direção do próximo movimento, que por enquanto se mantem lateralizado.

IBOV e INDZ10...após 19/11...objetivos no gráfico de 60 min




Formação de uma "ilha de reversão" com viés baixista e possível fechamento do "gap aberto" nos 69.710 pontos (IBOV) e 70.240 pontos (INDZ10)

INDZ10...após 19/11...suportes e resistências


IBOV...após 19/11...suportes e resistências



O IBOV abriu a semana, na terça, dando sequência à realização iniciada na semana anterior, até encontrar suporte na mínima semanal, nos 69.662 pontos.

Na quarta, iniciou um movimento de reversão e na quinta abriu com "gap de alta" até fazer sua máxima semanal nos 70.904 pontos.

Na sexta, refluiu novamente até encontrar suporte nos 70.236 pontos e a partir daí retomou a tendência altista até fechar praticamente na máxima nos 70.898 pontos, com alta na semana de +0,75% sobre o fechamento da semana anterior.

O "candle" do gráfico semanal é um "martelo de alta", com fechamento acima da LTA anteriormente perdida.

O "candle" do gráfico diário da última sexta é um "martelo de topo" formado em cima das MMóveis de 09 e 21 períodos.

Apesar da sinalização gráfica semanal altista, alguns dos principais osciladores dos gráficos semanal e diário ainda apontam divergências baixistas (momentum, IFR e volume decrescentes, dentre outros).

O "topo duplo" formado no fechamento da sexta, nos 70.900 pontos pode também sinalizar possível reversão de tendência, no curtissimo prazo.

Essas divergências poderão ser anuladas caso o Ibovespa consiga novamente um fechamento acima das referidas MMóveis, no patamar dos 71 mil pontos.

Acima desse patamar as próximas resistências estarão nos 71.260 pontos (topo anterior) e nos 71.400 pontos (retração dos 62% da queda recente).

Um fechamento acima dessas resistências sinalizará possíveis objetivos de alta nos 71.800, 72.140 pontos e 73.100 pontos (topo anual).

Por outro lado, caso não consiga a superação dos 71.000 pontos, poderemos caracterizar esse movimento como somente um "repique de alta" e possível refluxo para testar novamente os suportes nos 70 mil pontos e 69.710 pontos (gap de alta anterior).

DJI...após 19/11...suportes e resistências



DJI abriu a semana em alta, até fazer sua máxima nos 11.281 pontos, formando nesse ponto um "topo duplo". A partir daí, deu sequência à realização iniciada na semana anterior até encontrar suporte na mínima semanal na quarta, nos 10.980 pontos e finalizar o pregão desse dia, com um "doji".

Na quinta, novo movimento de alta até os 11.200 pontos confirmou o "doji morning star" de reversão de tendência. Na sexta, DJI refluiu novamente até encontrar suporte nos 11.120 pontos e nova reversão para alta até finalizar nos 11.204 pontos, alta de apenas 0,1% sobre o fechamento da semana anterior.

O gráfico semanal formou um "doji" de indefinição ( confirmando a reversão de tendência) ainda dentro do canal de alta semanal.

Por outro lado, no gráfico diário temos a formação de um "martelo de topo" com o "topo duplo" formado nos 11.200 pontos, exatamente onde ocorrem as MM móveis de 09 e 21 períodos desse gráfico diário.

Essa contradição poderá ser desfeita caso DJI consiga novo fechamento acima dessas Médias Móveis, em um fechamento acima da LTA, de curto prazo anteriormente perdida.

Caso não consiga se manter acima dos 10.200 pontos, poderá refluir para testar novamente suportes nos 11 mil pontos e na perda deste patamar, os 10.920 pontos.







CRB_RJ_Comm_ Index_após 19/11_objetivos de curto prazo



O CRB RJ Commodity Index das commodities metálicas abriu a semana em leve alta, mas não conseguiu recupera a LTA perdida na semana anterior e na terça abriu novamente com um "gap de baixa" dando sequência ao movimento corretivo iniciado na semana anterior.

Na quarta, depois de encontrar suporte na mínima da semana nos 295 pontos, fez um "doji" que se confirmou como um "doji morning star" de reversão de tendência.

Na quinta abriu com "gap de alta", sinalizando a confirmação do movimento altista, mas na sexta refluiu novamente finalizando em 298,89 pontos, com queda de -1,65% sobre o fechamento da semana anterior, trazendo uma certa indefinição sobre a continuidade do movimento altista.

O "candle" do gráfico semanal como do gráfico diário é um "martelo cheio" e sinaliza uma possibilidade de continuidade da tendência de alta.

O gráfico semanal ainda opera em tendência de alta, com as Médias Móveis alinhadas e "apontando para cima".

O gráfico diário mostra esse índice operando abaixo dessas mesmas Médias Móveis e ainda muito próximo do suporte e base do triângulo de queda formado no patamar dos 295,00 pontos.

A perda desse patamar traria objetivos de queda no curto/médio prazo nos 270 pontos.

Por outro lado, um fechamento durante a próxima semana acima dos 310 pontos, e das MMóveis de 9 e 21 períodos do gráfico diário, estaria confirmando a retomada do movimento de alta. Acima desse patamar a próxima resistência estará no "gap aberto" nos 315 pontos.