sexta-feira, 5 de março de 2010

Risco-País avalia Relatório de Emprego e tem a segunda queda consecutiva

por Equipe InfoMoney
05/03/10 20h44


SÃO PAULO - Com o clima positivo nos mercados internacionais, o indicador de risco-País registrou sua segunda queda consecutiva nesta sexta-feira (5), encerrando a sessão com baixa de 7 pontos-base, atingindo os 189 pontos. O destaque da sessão ficou por conta do Relatório de Emprego dos Estados Unidos. Fala de Meirelles também em foco na sessão.

O documento, divulgado pelo Departamento do Trabalho norte-americano, reportou que a economia do país perdeu 36 mil postos de trabalho em fevereiro. O resultado veio melhor que o esperado pelo mercado, que estimava perda de 68 mil postos. Vale ressaltar que em janeiro foram perdidos 26 mil postos de trabalhos, nos dados revisados.

Outros indicadores também surpreenderam. A taxa de desemprego ficou estável no período, em 9,7%, resultado abaixo das expectativa do mercado, que giravam em torno de 9,8%. Já os ganhos por hora trabalhada subiram 0,1%, número abaixo do esperado pelos analistas de mercado, de alta de 0,2%. Por fim, a média de horas trabalhadas por semana (Average Workweek) se apresentou em 33,8 horas, resultado pouco superior à expectativa dos analistas, de 33,7 horas.

Brasil
Por aqui, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o País deve receber US$ 45 bilhões em investimento estrangeiro direto em 2010. “São esperados fortes fluxos de investimento" para o País, embora "muita exuberância nem sempre seja bom", afirmou. Meirelles projeta que o déficit em conta corrente atinja US$ 50 bilhões no ano. O diretor do BC afirmou ainda que a autoridade monetária traçou tendência em direção a taxas de juro real mais baixas.

Meirelles comentou também a decisão do BC em elevar a taxa do compulsório – e seus impactos na política monetária. “Não há dúvidas de que se reduzirmos a liquidez há impacto na política monetária”, afirmou o presidente do BC.

Global 40 sobe
O principal título da dívida externa brasileira, o Global 40, encerrou em alta de 0,77% na noite desta sexta-feira, cotado a 137,05 centavos de dólar.

Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 189 pontos-base.

Confira a agenda do investidor para a segunda semana de março

por Equipe InfoMoney
05/03/10 18h21

SÃO PAULO - Dentro da agenda para a segunda semana de março, as atenções se voltam para o orçamento do governo norte-americano, balança comercial e vendas ao varejo de fevereiro.

No front doméstico, destaque para o PIB (Produto Interno Bruto) do quarto trimestre, além de indicadores da indústria brasileira.

Segunda-feira (8/3)

Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de março. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A instituição publica ainda o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de fevereiro, importante medida de inflação nacional.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

EUA

Não serão divulgados indicadores relevantes no país neste dia.

Terça-feira (9/3)


Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente a primeira quadrissemana de março. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

10h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de fevereiro.

EUA

Não serão divulgados indicadores relevantes no país neste dia.

Quarta-feira (10/3)

Brasil

8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decênio de março, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

9h00 - O IBGE anuncia a Pesquisa Industrial Regional de janeiro, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria, mediante recortes locais.

EUA

12h00 - Sai o Wholesale Inventories de janeiro, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.

12h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

16h00 - O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de fevereiro do Treasury Budget (orçamento governamental).

Quinta-feira (11/3)


Brasil

9h00 - O IBGE apresenta o desempenho do PIB referente ao quarto trimestre.

9h30 - O instituto revela ainda a Pesquisa do Comércio de janeiro, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.

EUA

10h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

10h30 - Destaque ao Trade Balance (balança comercial) com base no mês de janeiro, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país.

Sexta-feira (12/3)


Brasil

9h00 - O IBGE reporta a Pesquisa de Emprego Industrial de janeiro, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

EUA

10h30 - Principal destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de fevereiro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.

11h55 - A Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de março, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

12h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês janeiro.

Segunda-feira (15/3)

Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

EUA

09h30 - O Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index referente ao mês de março. Esse índice tem como intuito medir a atividade manufatureira no estado, um dos principais do país.

10h15 - Destaque para os números do setor industrial do mês de fevereiro, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.