segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IBOV...após 26/10...perspectivas para a última semana de outubro

O Ibovespa abriu a semana, em tendência de alta até encontrar resistência  na máxima da semana, nos 59.204  pontos, na segunda-feira. A partir daí refluiu em queda até o patamar dos 57.100 pontos, na quinta-feira, quando novamente repicou até encontrar resistência no patamar dos 58.200 pontos, nesse dia. Na sexta, voltou a realizar até encontrar suporte, na mínima semanal, nos 57.061 pontos, para depois finalizar nos 57.276 pontos.

Queda na semana de -2,79% em relação ao fechamento da semana anterior.

Formou no gráfico semanal, em 3o. plano, um  "piercing de queda", enquanto no diário (em 2o plano), formou um "martelo cheio".

Podemos observar no gráfico de 60 minutos, em 1o. plano, o IBOV se movimentando no interior de uma "cunha descendente" ainda muito próxima da Banda Inferior de Bollinger, tentando formar uma figura de reversão para alta, que se concretizará com o rompimento superior (em fechamento) da LTB do canal de queda, atualmente no patamar dos 57.400 pontos. Resistências imediatas nos 57.600 pontos e acima disso nos 58.100 pontos, onde se se encontra a MMóvel de 09 períodos, no gráfico diário. Mesmo assim, uma possível reversão de tendência somente se concretizará, com um fechamento acima dos 58.300 pontos, onde atualmente se encontra a "linha de pesçoco" do OCO de baixa, formado recentemente.

O gráfico semanal do Ibovespa (em 3o. plano) mostra a confirmação da tendência de queda, com a MMóvel de 09 períodos virada para baixo; topos e fundos descendentes; e fechamento abaixo da Média Simples de 21 períodos, desse gráfico. Caso o Ibovespa  continue sua movimentação de queda, abaixo dos 57 mil pontos, os próximos objetivos a serem testados estarão nos 56.240 pontos, Uma perda desse patamar, levará aos objetivos iniciais do O-C-O  formado, nos 55 mil pontos e posteriormente, aos 53.000 pontos.

DJI...após 26/10...perspectivas para o final de outubro

DJI abriu a semana em tendência de alta, até fazer sua máxima nos 13.368 pontos, na segunda-feira, quando fechou o pregão formando novamente um "doji evening star". Na terça e demais pregões da semana, voltou a realizar até fazer a mínima semanal nos 13.040 pontos, na quinta e um "fundo duplo", nesse patamar, na sexta-feira. Daí, reagiu levemente para finalizar a semana nos 13.107 pontos.

Queda  semanal de -1,77%, em relação ao fechamento da semana anterior.

DJI fez um "piercing de queda"  no gráfico semanal  (em 2o plano), enquanto no gráfico diário (em 1o. plano) fez três "dojis" seguidos, sendo que o último deles fechou "dentro das Bandas de Bollinger", depois de um sinal de possível reversão sinalizada pelo "candle anterior".

O doji  produzido no gráfico diário, depois de "fechar fora", no "doji" de quarta-feira, sugere a possibilidade de novo repique de alta, no curtissimo prazo, em direção às MMóveis do gráfico diário, de 09 e 17 períodos, atualmente nos 13.230 e 13.300 pontos, respectivamente. Uma superação desse patamar poderá dar continuidade ao movimento ascendente até os 13.350 pontos (região da mediana das Bandas de Bollinger).

Observando o gráfico semanal (2o. plano), DJI apresenta a Média Expon de 09 períodos apontando para baixo, com topos e fundos descendentes e fechamento semanal ocorrendo abaixo da MMóvel Simples de 21 períodos, acentuando a tendência baixista. Caso não consiga se manter acima dos 13 mil pontos, aumenta a possibilidade de DJI vir a testar a LTA de médio prazo, atualmente nos 12.870 pontos, cuja perda poderá levar o índice ao fundo anterior, nos 12.750 pontos, novamente.