sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Confira a agenda do investidor para a primeira semana de novembro




Equipe InfoMoney
29/10/10 - 21h30
InfoMoney


SÃO PAULO - Dentro da agenda para a primeira semana de novembro, os destaques se dividem entre a reunião do Fomc (Federal Open Market Committee) e a divulgação do Employment Report de outubro.

Dentro da agenda doméstica, atenção para os indicadores de inflação, com destaque para o IPC (Índice de Preços do Consumidor) elaborado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), além da produção industrial e da balança comercial de outubro.

Segunda-feira (1/11)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

- EUA

10h30 - Atenção para os índices Personal Income e Personal Spending do mês de setembro, que avaliam a renda individual dos cidadãos norte-americanos e os gastos dos consumidores, assim como para o núcleo do PCE, medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.

12h00 - Sai o ISM Index referente ao mês de outubro, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.

12h00 - O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de setembro, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.

Terça-feira (2/11)

- Brasil

Os mercados estarão fechados no País por conta da comemoração do Dia de Finados.

- EUA

Atenção para o primeiro dia da reunião do Fed, quando o colegiado se reúne para discutir as principais diretrizes econômicas do país.

Quarta-feira (3/11)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente ao mês de outubro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de outubro, trazendo o resultado da diferença entre exportações e importações contabilizadas no período.

- EUA

10h15 - Será publicado o ADP Employment referente ao mês de outubro. O relatório revela o número de postos de trabalho no setor privado dos EUA.

12h00 - Será publicado o Factory Orders referente ao mês de setembro. Esse índice mede o volume de pedidos, feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis.

12h00 - Confira o ISM Services de outubro, responsável pela mensuração do nível de atividade não industrial.

12h30 - Importante referência para a negociação da commodity, o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano é semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration).

16h15 - Destaque para o comunicado do Fed após o fim da reunião de sua cúpula, onde serão decididos os próximos passos da política monetária do país, inclusive o patamar do juro básico norte-americano, atualmente dentro da banda de 0,0% e 0,25% ao ano.

Quinta-feira (4/11)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresenta o IPC referente ao mês de outubro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h30 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a Pesquisa Industrial Mensal de setembro, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria brasileira.

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publica a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de outubro, feita mensalmente em 16 capitais brasileiras, na qual se avalia o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família, através do valor dos produtos elementares.

- EUA

10h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h30 - O Departamento de Trabalho dos EUA apresenta a preliminar do Productivity & Costs referente ao terceiro trimestre. Esse índice mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária.

- Inglaterra

Atenção para a reunião de política monetária do Banco da Inglaterra. Os membros do comitê vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.

- Zona do Euro

Investidores também devem acompanhar a reunião do Banco Central Europeu, que decidirá a respeito do juro básico da Zona do Euro.

Sexta-feira (5/11)

- Brasil

11h00 - O Dieese revela o Índice de Custo de Vida referente ao mês de outubro. O relatório contém informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo.

- EUA

10h30 - Principal destaque para o Relatório de Emprego do mês de outubro, composto por: taxa de desemprego, número de postos de trabalho, ganho por hora trabalhada e média de horas trabalhadas.

12h00 - Sai o Pending Home Sales de setembro, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.

17h00 - O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de setembro, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.


Segunda-feira (8/11)

- Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de novembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, trazendo a diferença entre as exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

Não são esperados indicadores relevantes no país neste dia.

INDZ10...após 28/10...suportes e resistências




Suportes e objetivos imediatos de queda em 70.800/70.640/70.400 pontos.

IBOV...após 28/10..."candle de reversão para baixa"




O Ibovespa depois de romper os 71 mil pontos na abertura, formando "topo" nos 71.263 pontos, refluiu com força até o patamar dos 70 mil pontos, fechando em 70.320 pontos.

O "candle" formado é um "martelo invertido cheio" sinalizando a possível reversão de tendência.

Próximos suportes nos 69.500 pontos, cuja eventual perda trará o Ibovespa pata testar suportes nos 68 mil pontos.