quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Na véspera do Natal, bolsas dos EUA têm discreta alta

por Agência ESTADO
24 de Dezembro de 2008 16:42

As bolsas norte-americanas tiveram uma ligeira alta hoje, véspera de Natal, interrompendo uma seqüência de cinco quedas consecutivas. Em dia de pouco movimento, os negócios foram encerrados mais cedo, às 16 horas (horário de Brasília). O índice Dow Jones fechou em alta de 49 pontos (0,6%), em 8.468 pontos. O Nasdaq avançou 3 pontos (0,2%), em 1.525 pontos. Já o S&P 500 subiu 5 pontos (0,6%), para fechar em 868 pontos.
Vários indicadores foram divulgados hoje, como a renda e os gastos com consumo pessoal, encomendas de bens duráveis e os pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana passada. Os números continuaram apontando para aumento no desemprego, enquanto as encomendas de bens duráveis e os gastos com consumo caíram menos do que se esperado. Os índices de inflação apontaram para queda dos preços.
O número de trabalhadores norte-americanos que entraram com pedido de auxílio-desemprego pela primeira vez superou em cinco vezes o esperado na semana passada e atingiu o maior patamar em 26 anos. Segundo o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana encerrada em 20 de dezembro subiu 30 mil em relação à anterior, para o nível sazonalmente ajustado de 586 mil.
A Toyota informou no Japão que sua produção doméstica teve a maior queda em 30 anos, de 27,2%, em novembro. Outra notícia do dia foi que as encomendas de bens duráveis nos EUA caíram 1% em novembro, para nível sazonalmente ajustado de US$ 186,88 bilhões, segundo o Departamento de Comércio. Economistas esperavam declínio de 3%. O dado de outubro foi revisado para queda de 8,4%, ante estimativa anterior de declínio de 6,9%. As informações são da Dow Jones.