sexta-feira, 16 de julho de 2010

Confira a agenda do investidor para a quarta semana de julho




por Beatriz Nantes de InfoMoney
16/07/10 - 21h45



SÃO PAULO - Dentro da agenda para a quarta semana de julho, as atenções se voltam para a divulgação do Leading Indicators nos Estados Unidos, bem como para dados do setor imobiliário do país em junho.

No front doméstico, destaque principal para a reunião do Copom, com os investidores atentos ao novo rumo da política monetária, além do IPCA-15 de julho.

Segunda-feira (19/7)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresenta o IPC referente à segunda quadrisemana de julho. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

- EUA

Não serão apresentados indicadores relevantes neste dia no país.

Terça-feira (20/7)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decêndio de julho, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15) de julho. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.

Este será o primeiro dia da reunião do Copom, quando os membros do Comitê expõem suas opiniões sobre a conjuntura econômica nacional.

- EUA

9h30 - Sairão os índices Housing Starts e Building Permits, que medem, respectivamente, o número de casas que começaram a ser construídas e quantas autorizações para a construção de imóveis foram concedidas no mês de junho.

Quarta-feira (21/7)

- Brasil

18h00 - O Copom define o rumo da taxa básica de juro doméstica.

- EUA

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

- Inglaterra

O Banco da Inglaterra revela a minuta da última reunião realizada em julho.

Quinta-feira (22/7)

- Brasil

8h00 - A FGV publica a Sondagem do Consumidor de julho. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.

9h00 - O IBGE reporta a Pesquisa Mensal de Emprego referente ao mês de junho, documento que descreve o mercado de trabalho no País.

10h30 - O Banco Central apresenta a Nota de Mercado Aberto de junho, um relatório sobre as operações financeiras realizadas no mercado aberto pela instituição monetária.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h00 - A Federal Housing Finance Agency apresenta o House Price Index de maio, que mensura o preço cobrado pelas hipotecas às famílias norte-americanas baseando-se pelos dados divulgados pelas agências Fannie Mae e Freddie Mac.

11h00 - Sairá o Existing Home Sales referente ao mês de junho. O índice é responsável por medir as vendas de casas usadas no país.

11h00 - A Conference Board divulga o Leading Indicators referente ao mês de junho. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

Sexta-feira (23/7)

- Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de julho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

- EUA

Não serão apresentados indicadores relevantes neste dia no país.


Segunda-feira (26/7)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

10h30 - O BC divulga a Nota do Setor Externo de junho, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

11h00 - Sairá o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda realizado durante o mês de junho.

INDQ10...após 15/07...suportes e resistências

IBOV...após 15/07... suportes e resistências


Fez um "doji" de aparente indefinição, porém formando "topo e fundo descendentes" no gráfico diário "lateralizado" no interior do triângulo simétrico.

Eventual perda do fundo recente na região dos 62.960 pontos, poderá sugerir um retorno ao patamar dos 62 mil pontos.