domingo, 25 de julho de 2010

INDQ10...após 23/07...suportes e resistências



Apesar de sinalizar objetivos de alta nos 67.170 e 67.900 pontos é possível a ocorrência de realizações para fechamento de "gaps de alta" nos 64.800 pontos (e até eventualmente nos 62.820 pontos) antes de retomar o movimento altista.

IBOV...perspectivas para a última semana de julho




Depois de abrir na mínima nos 62.350 pontos, o IBOVESPA manteve-se em alta praticamente durante toda semana até atingir sua máxima, no fechamento nos 66.323 pontos, na sexta-feira.
Forte alta de +6,39% sobre o fechamento da semana anterior.

O "candle" formado no gráfico semanal é um "marubozu de alta " produzido pela forte pressão compradora.

O "candle" do gráfico diário é um "martelo de alta" provocado pela reação compradora após realização intraday, no pregão da sexta sugerindo uma possibilidade de abertura no início da semana, em alta.

O movimento durante a semana ocorreu em uma "cunha ascendente" sinalizando a possibilidade de realização, principalmente porque alguns dos osciladores gráficos já se encontram em região sobrecomprada.

O fechamento acima dos 66.083 pontos (topo anterior) refaz o pivô de alta, revertendo a tendência anterior de queda e projeta o Ibovespa para objetivos de alta nos curto e médio prazos para os 68 mil e os 70 mil pontos.

É provável que uma possível reversão para fechamento de "gaps de alta" e "alívio" de alguns osciladores relativamente "esticados" ocorra até a região dos 64/65 mil pontos, antes de uma eventual retomada dos objetivos de alta citados.

DJI...perspectivas para a última semana de julho




Após fazer nova mínima nos 10.008 pontos, no início da semana, DJI reverteu sua tendência até fazer nova máxima, na última sexta-feira nos 10.442 pontos para finalizar em seguida, nos 10.424 pontos. Alta semanal de +3,23%, revertendo a tendência de queda da semana anterior.

O "candle" do gráfico semanal (bem como do gráfico diário) é um "martelo de alta" sinalizando a maior pressão compradora que confirmou essa reversão de tendência.

Observando o gráfico semanal numa maior amplitude podemos verificar que DJI continua a se movimentar ainda em um "sub-canal de queda" com suporte semanal, na LTA de longo prazo na região dos 9.530/9.700 pontos, porém muito próximo de romper a LTB de curto prazo com resistência imediata nos 10.470 pontos.

O rompimento da resistência nos 10470/10.600 pontos poderá trazer DJI para testar a resistência no topo semanal anterior nos 10.718 pontos.

Por outro lado, alguns indicadores já se encontram em região sobrecomprada, sinalizando a possibilidade de ocorrência de realizações intraday.

Commodities...perspectivas para a última semana de julho



Nesta terceira semana de julho, o "UBS Commodity Index" abriu a semana refluindo até a mínima nos 126 pontos e a partir daí reagiu em alta até encontrar resistência na máxima em 130,53, na última quinta e na sexta finalizou nos 129,9, com alta na semana de + 1,83% sobre o fechamento da semana anterior.

O "candle" do gráfico semanal se assemelha mais a um "martelo de alta" provocado pela reação compradora a partir de terça até atingir a máxima semanal nos 130,53.

O "candle" do gráfico diário se assemelha a um "doji de indefinição", provocado pela ligeira queda de -0,30% sobre o fechamento anterior, mas que combinado com o forte "candle de alta" do pregão anterior pode estar formando um "harami de baixa" que pode trazer uma realização para o início da semana.

Enquanto não produzir um fechamento acima dos 131 pontos onde se localiza atualmente sua MM de 50 períodos, o UBS Commodity poderá continuar seu movimento "lateralizado" entre esse patamar e o patamar ao redor dos 124/125 pontos.

Por outro lado deixou "gaps de alta" abertos nos 127,54 e 127,92 que poderão vir a ser fechados antes de possível retomada da tendência de alta sugerida no gráfico semanal.

Una eventual perda do "fundo duplo" nos 126,90 pontos onde se encontra a atual LTA do canal de alta, poderá reverter a atual tendência altista com possibilidades de trazer esse índice para testar suportes na região dos 125,0 pontos.