sexta-feira, 11 de junho de 2010

Confira a agenda do investidor para a terceira semana de junho

por Equipe Infomoney
11/06/2010 20:00h

SÃO PAULO - Dentro da agenda para a terceira semana de junho, destaque para a divulgação de dados de inflação nos EUA, além de indicadores referentes ao setor industrial do país.

No front doméstico, os olhos se voltam para a divulgação da ata do Copom (Comitê de Política Monetária), como para a variação do IGP - 10 (Índice Geral de Preços - 10) em junho.

> Segunda-feira (14/6)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

- EUA

Não serão divulgados indicadores relevantes no país neste dia.

- Japão

Este será o primeiro dia da Reunião do BoJ (Banco do Japão), que define a taxa básica de juro japonesa. Neste encontro inicial, os diretores se reúnem para analisar os dados econômicos correntes.

> Terça-feira (15/6)

- Brasil

Não serão revelados indicadores relevantes no País neste dia.

- EUA

9h30 - O Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index referente ao mês de junho. Esse índice tem como intuito medir a atividade manufatureira no estado, um dos principais do país.

9h30 – Serão divulgados o Export Prices e o Import Prices, ambos do mês de maio. Os índices excluem de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.

10h00 - O Treasury International Capital traz a trajetória da demanda estrangeira por títulos do Tesouro norte-americano durante o mês de abril.

- Japão

7h00 - Em seu segundo dia de reunião, o BoJ divulga a decisão sobre a taxa básica de juro do Japão.

> Quarta-feira (16/6)

- Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de junho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A instituição revela ainda o IGP-10 do mês de junho. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

9h30 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresenta a Pesquisa do Comércio de abril, que acompanha a evolução da atividade comercial no Brasil, com indicadores calculados para cada região do País.

Haverá o vencimento de opções sobre os contratos de Ibovespa Futuro negociados na BM&F Bovespa.

- EUA

9h30 - Sairão os índices Housing Starts e Building Permits, que medem, respectivamente, o número de casas que começaram a ser construídas e quantas autorizações para a construção de imóveis foram concedidas no mês de maio.

9h30 - O Departamento de Trabalho publica os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de maio.

10h15 - Destaque para os números do setor industrial do mês de maio, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

> Quinta-feira (17/6)

- Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à segunda quadrissemana de junho O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h30 - Será divulgada a Ata do Copom.

- EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

9h30 - Serão apresentados os dados de Conta Corrente dos Estados Unidos durante o primeiro trimestre.

9h30 - Atenção para a divulgação do CPI (Consumer Price Index) e de seu núcleo, que mensuram os preços ao consumidor referentes ao mês de maio.

11h00 - A Conference Board publica o Leading Indicators referente ao mês de maio. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

11h00 - O Fed da Filadélfia revela o Philadelphia Fed Index de junho, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.

> Sexta-feira (18/6)

- Brasil

8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decênio de junho, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

- EUA

O destaque fica para o Quadruple Witching, data em que quatro importantes vencimentos ocorrem de maneira simultânea: contratos futuros de índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações.

Como começa a semana subsequente?

> Segunda-feira (21/6)

- Brasil

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

- EUA

Não serão revelados indicadores relevantes no país neste dia.

IBOV e INDM10...objetivos de curtissimo prazo


INDM10...após 10/06...suportes e resistências

IBOV...após 10/06...suportes e resistências


Fechou em cima da LTB de curtíssimo prazo na resistência horizontal dos 63 mil pontos.

Existem possibilidades da ruptura dessa resistência, porém os principais osciladores de curtíssimo prazo já se encontram em região de "sobrecompra" o que permite uma realização.

Como podemos observar no "on balance volume" (saldo de volume) o movimento altista não foi precedido de volume consistente que asseguraria a continuidade desse movimento.

Próximas resistências nos 63.450 e 63.600 pontos.

Suportes imediatos em 62.160 e 61.480 pontos.

Soros diz que "acabamos de entrar no Act II " da crise






por Schneeweiss Zoe e Andrew MacAskill de Bloomber.com


10 de junho (Bloomberg) - O bilionário investidor George Soros disse que "acabamos de entrar no Act II" da crise fiscal com a desgraça da piora da Europa e os governos pressionados a reduzir seus déficits orçamentários que podem empurrar a economia global novamente para a recessão.

"O colapso do sistema financeiro como sabemos que é real, e a crise está longe de acabar", disse Soros hoje em uma conferência em Viena. "Na verdade, acabamos de entrar no II Ato do drama."

Soros, 79, disse que a situação atual da economia mundial é "assustadoramente" reminiscente dos anos 1930 com os governos sob pressão para reduzir os seus déficits orçamentais num momento em que a recuperação econômica é fraca.

A preocupação de que a crise da dívida soberana na Europa pode se espalhar, enviou o euro contra o dólar, em 07 de junho, a um ponto abaixo do que ocorria a quatro anos atrás e tem dizimado mais de U$ 4 trilhões nos mercados globais de ações este ano. Os países endividados da Europa terão que levantar quase 2 trilhões de euros nos próximos três anos de refinanciamento, de acordo com o Bank of America Corp.

"Quando os mercados financeiros começaram a perder a confiança na credibilidade da dívida soberana, a Grécia e o euro se colocaram no centro do palco, mas os efeitos serão susceptíveis de serem sentidos em todo o mundo", disse Soros.