sexta-feira, 11 de junho de 2010

Soros diz que "acabamos de entrar no Act II " da crise






por Schneeweiss Zoe e Andrew MacAskill de Bloomber.com


10 de junho (Bloomberg) - O bilionário investidor George Soros disse que "acabamos de entrar no Act II" da crise fiscal com a desgraça da piora da Europa e os governos pressionados a reduzir seus déficits orçamentários que podem empurrar a economia global novamente para a recessão.

"O colapso do sistema financeiro como sabemos que é real, e a crise está longe de acabar", disse Soros hoje em uma conferência em Viena. "Na verdade, acabamos de entrar no II Ato do drama."

Soros, 79, disse que a situação atual da economia mundial é "assustadoramente" reminiscente dos anos 1930 com os governos sob pressão para reduzir os seus déficits orçamentais num momento em que a recuperação econômica é fraca.

A preocupação de que a crise da dívida soberana na Europa pode se espalhar, enviou o euro contra o dólar, em 07 de junho, a um ponto abaixo do que ocorria a quatro anos atrás e tem dizimado mais de U$ 4 trilhões nos mercados globais de ações este ano. Os países endividados da Europa terão que levantar quase 2 trilhões de euros nos próximos três anos de refinanciamento, de acordo com o Bank of America Corp.

"Quando os mercados financeiros começaram a perder a confiança na credibilidade da dívida soberana, a Grécia e o euro se colocaram no centro do palco, mas os efeitos serão susceptíveis de serem sentidos em todo o mundo", disse Soros.

Nenhum comentário: