sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Confira a agenda do investidor para a terceira semana de agosto

por Equipe InfoMoney
13/08/10 21h52



SÃO PAULO - Dentro da agenda da terceira semana de agosto, destaque para os indicadores sobre a atividade industrial norte-americana durante o último mês e aos dados sobre a inflação ao produtor de julho.

No cenário doméstico, investidores devem ficar atentos para os indicadores de inflação, como o IPCA - 15, como ao vencimento de opções sobre ações e do Ibovespa Futuro, que devem movimentar o mercado.

Segunda-feira (16/8)

Brasil

8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de agosto. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o vencimento de opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

EUA

9h30 - O Fed de Nova York apresenta o NY Empire State Index referente ao mês de agosto. Esse índice tem como intuito medir a atividade manufatureira no estado, um dos principais do país.

Terça-feira (17/8)

Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à segunda quadrissemana de agosto. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h00 - A FGV revela o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do mês de agosto. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

EUA

9h30 - Sairão os índices Housing Starts e Building Permits, que medem, respectivamente, o número de casas que começaram a ser construídas e quantas autorizações para a construção de imóveis foram concedidas no mês de julho.

9h30 - O Departamento de Trabalho publica os números do PPI (Producer Price Index) e de seu núcleo, que descrevem os preços praticados por produtores durante o mês de julho.

10h15 - Destaque para os números do setor industrial do mês de julho, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Quarta-feira (18/8)



Brasil

Haverá o vencimento de opções sobre o Ibovespa Futuro.



EUA

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante indicador para os mercados da commodity, uma vez que os EUA é uma dos maiores consumidores globais do produto.

Inglaterra

O Banco da Inglaterra revela a minuta da última reunião realizada em agosto.

Quinta-feira (19/8)

Brasil

8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decênio de agosto, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

11h00 - A Conference Board apresenta o Leading Indicators referente ao mês de julho. O relatório compreende vários índices já divulgados, como pedidos de auxílio-desemprego, custo de mão-de-obra e permissões para construção.

11h00 - O Fed da Filadélfia revela o Philadelphia Fed Index de agosto, indicador responsável por mensurar a atividade industrial no estado.

Sexta-feira (20/8)


Brasil

9h00 - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15) de agosto. Esse índice é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, mas a coleta dos dados é feita entre os dias 15 de cada mês.



EUA

Não serão apresentados dados relevantes no país neste dia.



Segunda-feira (23/8)


Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à terceira quadrissemana de agosto. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

10h30 - O BC divulga a Nota do Setor Externo de julho, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.

O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de janeiro, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.



EUA

Não serão apresentados dados relevantes no país neste dia.

PETR4...após 12/08..."martelo de alta" em cima de LTA


PETR4 fez um "martelo de alta" respeitando sua LTA de curto prazo.

Para assegurar a continuidade do movimento altista necessitará romper as médias móveis de 9 e 13 períodos na região dos 28,24 e preferentemente fechar o "gap de baixa" aberto nos 28,41.

VALE 5...após 12/08..."martelo de alta" sem penetrar na "ilha de reversão"...


VALE 5 fez um "martelo de alta" no gráfico diário mas para reverter a tendência de queda necessita fazer um "candle" penetrando na "ilha de reversão" formada e fechando o "gap de baixa" aberto nos 43,60.

INDQ10...após 12/08...suportes e resistências


IBOV...após 12/08...fez um "martelo" mas DJI...



DJI fez um "martelo cheio" com "gap de baixa".

Para assegurar uma possível reversão, DJI deverá fazer um "candle de alta" que "penetre" o candle anterior fechando o "gap de baixa".

Outra forma poderia ser a confirmação de um "fundo duplo" na Média Móvel de 50 períodos (suporte do fundo de ontem)