domingo, 17 de agosto de 2008

IBOVESPA...semana de 18 a 22/08, predomínio da força vendedora reforça tendência de queda...


Como já sugeriam os indicadores gráficos, o Ibovespa após atingir a máxima intrasemanal, deu sequência à realização iniciada na semana anterior. A máxima semanal ocorreu na segunda em 56.974 pontos e a mínima na sexta em 53.831 pontos, quase meia hora antes do fechamento semanal.

O IBOVESPA se encontra ainda em seu canal de baixa, tendo construído novo sub-canal com a LTB secundária delimitada pelos topos semanais de agosto; além da LTB primária, do canal principal, delimitada pelos topos semanais do mês anterior.

Nesta semana, os topos projetados desses canais estão respectivamemnte em 55.500 e 56.100 pontos. A ruptura das LTB's nessas resistências poderão ensejar mudança de tendência no curto prazo e reverter a tendência de baixa, do gráfico semanal.

Os fundos projetados desses canais, estão aproximadamente em 53.100 e 52.500 pontos. A ruptura das LTA's nesses suportes deverão confirmar a tendência predominante de queda, no gráfico semanal.

Os indicadores do gráfico semanal apesar de apontarem para a continuidade da queda, ainda se encontram sobrevendidos e com baixo volume, sugerindo eventual possibilidade de alguma recuperação durante a semana.

O "candle" semanal formado é semelhante a um "marubozu" ou um "corpo cheio" denotando predomínio da força vendedora na última semana, forte indicativo da possibilidade de continuidade desta tendência, ainda nesta semana.

Além disso, dois importantes fatos a se destacar, que poderão influenciar o Ibovespa: vencimento das opções de ações nesta segunda, com destaque para Petro e Vale e da força vendedora nos contratos vendidos a descoberto das séries H; e Dow Jones também em semana de definição, com possibilidades de perda da LTA recente.

DJI, semana de 18 a 22/08...rompimentos na LTA ou na LTB serão decisivos...


DJI se manteve nesta última semana no sub-canal de alta secundário, formado pelos topos semanais de agosto.

Deu sequência ao movimento ascendente iniciado no final da semana anterior indo atingir a máxima em 11867 pontos, exatamente em cima da LTB de médio prazo, sem contudo conseguir rompê-la.

Ao refluir desse novo topo, DJI perdeu novamente o fibo de 38,2% em 11.710 pontos e se não conseguir recuperar esse importante suporte pode retornar ao fibo de 23,6% em 11.360 pontos ou até ao fundo em 10.828 pontos.

Ainda que o "Estocástico" e o "CCI/Ma crossover" do gráfico semanal sinalizem tendência de alta, produzido principalmente pelo desempenho do início da semana passada, a reversão desse movimento ascendente intrasemanal produziu no oscilador de momentos, "divergência negativa", sinalizando possibilidade de queda no curto prazo, ainda nesta próxima semana.

Por outro lado, o fechamento do "triângulo simétrico" entre a LTB de médio prazo e a LTA de curto prazo, em intervalo de rompimento muito próximo, 11.750 pontos na LTB e 11.450 pontos na LTA, indica que o desempenho de DJI no início desta próxima semana poderá ser decisivo para a definição da tendência majoritária.

Se DJI romper a LTB nos 11.750 pontos, recupera a tendência do sub-canal de alta, com objetivos em 11.920, 12.000 e 12.160 pontos.

Se DJI perder a LTA nos 11.450 pontos, retomará a tendência principal de queda, com objetivos iniciais em 11.360 , 11.220 e 11.125 pontos.

Essa última alternativa está nos parecendo, por enquanto a mais provável, visto DJI ter procurado mais o fundo desse canal do que seu topo.