segunda-feira, 22 de maio de 2017

IBOV...após 19/05...perspectivas para a próxima semana

O Ibovespa abriu a semana em alta, fazendo sua máxima semanal na terça nos 68.791 pontos. Na quarta com a queda dos mercados americanos provocado pela possibilidade do impeachment de Trump, fez uma boa correção até o patamar dos 67 mil pontos. Na quinta com a divulgação da gravação dos controladores da JBS envolvendo Temer, os mercados futuros abriram as 9 horas com fortíssima queda (gráfico em primeiro plano) provocando a interrupção dos negócios já no leilão de abertura com queda superior a 10% e o mini-índice negociado no patamar dos 61 mil pontos. Uma nova tentativa de reabertura, quando também os negócios no leilão de abertura do Ibovespa já sofriam interrupção pelo mesmo motivo, fez com que o mini-índice fosse fazer sua mínima do dia abaixo dos 58 mil pontos, nos 57.780 pontos (queda de 15%) e 100% abaixo do fundo do mês de abril, como pode ser observado no 1o. gráfico abaixo. Isto é, os mercados futuros já apontavam para um suporte no patamar dos 57 mil pontos, para o Ibovespa. Porém, essa gigantesca desvalorização intraday produziu uma forte reação compradora, capitaneada por Vale e siderúrgicas graças também à forte valorização do dólar nesse pregão. Assim, ainda na parte da manhã, os índices futuros e o próprio Ibovespa voltaram a ser negociados acima do "circuit braker" estabelecido nos - 10%. Nesse pregão o Ibovespa fez a mínima semanal nos 60.315 pontos e já no final do pregão negociava acima dos 61 mil pontos, depois de tentar sem sucesso operar acima do fundo mensal anterior nos 62.800 pontos. No último pregão da semana, o Ibovespa iniciou os negócios em alta, voltando a operar acima dos 63 mil pontos até fazer sua máxima diária nos 63.488 pontos. Depois recuou abaixo daquele suporte ao finalizar a semana nos 62.639 pontos.


Forte queda semanal de -8,18%.

O Ibovespa fez  no gráfico diário (em 2o. plano), um "piercing de alta" enquanto no gráfico semanal (2o. plano) fez um forte "candle de baixa". Ocorrendo a perda da mínima da sexta-feira no patamar dos 61.500 pontos, poderemos ter a confirmação de um "harami de baixa" tanto no Ibovespa quanto no mini-índice, que poderá vir a testar o fundo da semana.

O Ibovespa tendo fechado abaixo dos 62.800 pontos, pode sinalizar buscar um possível teste na mínima da semana nos 60.315 pontos e em caso de perda desse patamar, poderá vir a testar o fundo sinalizado pelos índices futuros quando fizeram a mínima no patamar dos 57.500 pontos, possível forte suporte do Ibovespa que se atingido poderá propiciar reação compradora.

Observando tanto o gráfico do mini-índice quanto ao do próprio Ibovespa, podemos verificar que depois de fechar "fora" da Banda inferior de Bollinger, o Ibovespa voltou a fechar "dentro" dessas bandas, ainda na sexta-feira. Isso pode também sinalizar alguma reação compradora até o patamar dos 65 mil pontos onde atualmente se encontram as médias móveis de 9 e 20 períodos do gráfico diário. Essa sinalização poderá se confirmar com a superação em fechamento dos 63.500 pontos.

Com movimentação superior a 100% de toda movimentação de alta verificada nos últimos 30 dias, em apenas 2 pregões desses índices, muita cautela deve ser tomada com o forte aumento da volatilidade desses últimos pregões.