sexta-feira, 25 de junho de 2010

Com Brasil morno, mercado de trabalho americano entra no foco dos investidores


Indústria brasileira e relatório de inflação do Banco Central estão entre os destaques nacionais

por Mirela Portugal, de EXAME.com
25/06/2010 17:18

Banco Central do Brasil

São Paulo - Os indicadores brasileiros dão uma folga aos investidores numa semana com atenções voltadas aos dados do desempenho da economia americana. Entre os números nacionais, um dos destaques é a divulgação do relatório trimestral de inflação do Banco Central na quarta-feira (30) às 8h30, que pode trazer pistas de mudanças para a taxa Selic até o final do ano, aponta o economista Guilherme Meira, da corretora Renascença. "O relatório atualiza o cenário de inflação e suas perspectivas a curto prazo".

A inflação volta a ser destaque com o IGP-M às 8 horas da terça-feira (29), e tem expectativa de alta desacelerada em relação ao último resultado, diz Meira. "Esperamos leitura de um 1% ante o 1,19% anterior, provavelmente puxada pelo desempenho do minério de ferro". Outro ponto de destaque são os indicadores de produção da indústria em maio na quinta-feira (1), às 9 horas. "O Brasil teve um primeiro trimestre de produção muito forte, e os números podem refletir se a tentativa de desaceleração via taxa de juros teve sucesso", destaca.

Ainda estão previstas na agenda brasileira as informações de superávit nominal e primário de maio, a e a relação dívida/PIB, na quarta-feira (30). A quinta-feira traz o IPC-S da segunda quinzena de junho, às 8 horas, e a balança comercial de junho, às 11 horas. Na sexta, o último indicador nacional é o IPC-Fipe, às 5 horas da manhã.

Mercado de trabalho americano

A semana é cheia de dados importantes nos Estados Unidos, a começar pelos números de renda pessoal e gastos pessoais, na segunda-feira (28), às 9h30. "Caso os dados americanos continuem mistos, como têm ocorrido, será suficiente para voltar a gerar volatilidade nas bolsas mundiais", aponta o economista Pedro Galdi, da corretora SLW. Entre os destaques, Galdi aconselha atenção aos indicadores de mercado de trabalho no fim da semana, principalmente na sexta-feira, com a divulgação da taxa de desemprego de maio. A expectativa para o número é de estacionamento no mesmo resultado de abril, em 9,7%, de acordo o site Briefing.com.

No setor trabalhista estão previstos também os pedidos de auxílio desemprego na quinta-feira (1), às 9h30, folha de pagamento e horas de trabalho, na sexta-feira (2) às 9h30. Ainda na agenda americana, outros destaque são o preço dos imóveis às 10 horas da terça-feira (29), e confiança do consumidor às 11 horas. De acordo com o portal Briefing.com, a expectativa para a confiança do consumidor em junho é de leve desaceleração para 62 pontos, ante 63,3 pontos em maio.

DJI...após 24/06...suportes e resistências

INDQ10...após 24/06...suportes e resistências


IBOV...após 24/06...suportes e resistências