domingo, 31 de agosto de 2014

IBOV...após 29/08...perspectivas para a 1a semana de setembro.

O Ibovespa abriu  a semana novamente em "gap de alta" fazendo na abertura da semana, sua mínima semanal nos 58.408 pontos e a partir daí, fez movimentação de forte alta nos demais pregões da semana até fazer sua máxima semanal nos 61.443 pontos, na sexta-feira. Desse ponto,  fez  pequeno recuo para finalizar a semana nos 61.288 pontos.

Forte alta semanal de +4,93% .

O Ibovespa fez um "marubozu de alta" tanto no gráfico mensal (em 1o. plano)  quanto no gráfico semanal (em 2o. plano), e no diário (em 3o. plano).








Podemos observar no gráfico mensal (1o. plano) que o Ibovespa atingiu (no fechamento do mês de agosto) a LTB de longo prazo, iniciada nos 73.100 pontos, topo de  novembro/2010; depois definida pelo topo de março/2013 nos 68.970 pontos. Por outro lado, o patamar dos 61.500/62 mil pontos está atualmente no topo superior do canal de baixa, iniciado em novembro/2010, como melhor pode ser observado no gráfico mensal do Ibovespa, formado pela sequência de topos e fundos descendentes.
Observando ainda o gráfico mensal, podemos observar que nestes últimos anos, depois de uma sequência de 6 meses seguidos de alta, é muito provável uma reversão de tendência para correção de ganhos acumulados nestes seis meses. Ainda que não se tenha produzido um "candle de reversão" nos gráficos, mensal/semanal/diário, dificilmente ocorrerá um rompimento direto de uma LTB de longo prazo, como esta citada, sem antes um novo recuo (para acumular forças) antes de uma nova retomada de alta para que esse rompimento seja consistente.

A força altista, nesta última semana, produziu um "candle" também no gráfico semanal (em 2o plano) que fechou acima da Banda Superior de Bollinger, demonstrando que os "comprados" estão dando as "cartas" no presente momento. Assim, eventual continuidade do movimento altista tem objetivos imediatos nos 62 mil pontos e 62.900 pontos.

Por outro lado, nos últimos 2 meses, temos observado, que depois de fechar em alta, no último pregão do mês, o início do mês seguinte tem sido precedido de uma realização de lucros.

Nestas condições, os suportes imediatos estão nos 60.700 pontos e 60 mil pontos (patamar da MMóvel Exponencial de 09 períodos, do gráfico diário). Abaixo disso, suportes imediatos nos 59 mil pontos, onde atualmente se encontra a MMóvel exponencial de 17 períodos do gráfico diário.