quinta-feira, 1 de abril de 2010

Confira a agenda do investidor para a primeira semana de abril

por Equipe InfoMoney
01/04/10 20h20

SÃO PAULO - Dentro da agenda para a primeira semana de abril, as atenções se voltam à divulgação da ata do Federal Reserve, com o mercado de olho no conteúdo referente à política de retirada de estímulos econômicos.

No front doméstico, destaque para os índices de inflação de março, com IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), IGP – DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) e IPC - Fipe.

Segunda-feira (5/4)

Brasil

7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente ao mês de março. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

8h00 - A FGV (Fiundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à quarta quadrissemana de março. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente a última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

EUA

11h00 - Sai o Pending Home Sales de fevereiro, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.

12h00 - Confira o ISM Services de março, responsável pela mensuração do nível de atividade não industrial.

Terça-feira (6/4)

Brasil

Não serão publicados indicadores relevantes no País neste dia.

EUA

15h00 - O FOMC (Federal Open Market Committee) revela a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve.

Japão

Este será o primeiro dia da Reunião do BoJ (Banco do Japão), que define a taxa básica de juro japonesa. Neste encontro inicial, os diretores se reúnem para analisar os dados econômicos correntes.

Quarta-feira (7/4)


Brasil

9h00 - O IBGE (Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anuncia a Pesquisa Industrial Regional de fevereiro, que acompanha a evolução do nível de produto na indústria, mediante recortes locais.

10h00 - O Instituto ainda revela o Levantamento da Produção Agrícola referente ao mês de março.

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publica a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de março, feita mensalmente em 16 capitais brasileiras, na qual se avalia o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família, através do valor dos produtos elementares.

EUA

11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.

16h00 - O Federal Reserve divulga o Consumer Credit referente ao mês de fevereiro, com objetivo de medir o total de crédito ao consumidor.

Japão

7h00 - Em seu segundo dia de reunião, o BoJ divulga a decisão sobre a taxa básica de juro do Japão.

Quinta-feira (8/4)

Brasil

8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à primeira quadrissemana de abril. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.

8h00 - A instituição publica ainda o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) de março, importante medida de inflação nacional.

9h00 - O IBGE publica o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ambos referentes ao mês de março. O IPCA é um dos principais índices utilizados pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação.

9h30 - O órgão ainda apresenta a Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil de março, levantamento dos preços e dos custos dos materiais utilizados no setor.

11h00 - O Dieese revela o Índice de Custo de Vida referente ao mês de março. O relatório contém informações a respeito do custo de vida dos moradores do município de São Paulo.

EUA

9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.

Europa

O dia será marcado pela reunião de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco Central da Inglaterra. Os membros dos comitês vão decidir sobre eventuais mudanças nos parâmetros do juro básico.

Sexta-feira (9/4)

Brasil

7h00 - A Fipe apresenta o IPC referente à primeira quadrissemana de abril. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

9h00 - O IBGE reporta a Pesquisa de Emprego Industrial de fevereiro, relatório que trata de mão-de-obra e rendimento do trabalho no Brasil.

EUA

11h00 - Sai o Wholesale Inventories de fevereiro, relatório que contém informações sobre as vendas e os estoques do setor atacadista.


Segunda-feira (12/4)

Brasil

8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do primeiro decêndio de abril, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.

8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

EUA

15h00 - O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de março do Treasury Budget (orçamento governamental).

Ibovespa fecha em alta de 1,09% com dados do exterior

por Claudia Violante de Agência ESTADO

01/04/2010 18:33

São Paulo - Os indicadores industriais divulgados ao redor do mundo deram razões para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não só se sustentar acima dos 70 mil pontos recém-conquistados ontem como galgar mais um nível, de 71 mil pontos, situando-se no melhor patamar em quase dois anos. Logo após a abertura, a Bolsa doméstica já atingiu esse novo degrau e assim trabalhou o restante da sessão. Com ganho de 1,09%, o Ibovespa terminou hoje nos 71.136,34 pontos, maior nível desde 5 de junho de 2008 (71.209,12 pontos). Na semana, subiu 3,57%. No ano até hoje, acumula alta de 3,72%. Hoje, o índice registrou 70.373 pontos na mínima (estável) e 71.401 pontos na máxima (+1,46%). O giro financeiro totalizou R$ 6,003 bilhões. Os dados são preliminares.

Hoje saiu uma profusão de dados bons sobre a indústria em todos os continentes, começando pela Ásia, passando pela Europa, EUA e também Brasil. Na China, a atividade manufatureira avançou pelo 13º mês consecutivo em março, ao subir para 55,1. No Reino Unido, atividade do setor de manufatura registrou em março seu maior nível em mais de 15 anos, impulsionado pelas exportações, ao bater em 57,2. O ISM industrial norte-americano também não fez feio: subiu de 56,5 em fevereiro para 59,6 em março, ante previsão de 57 dos economistas. Foi o maior nível desde julho de 2004.

As Bolsas, assim reagiram à altura e subiram, ajudadas ainda por outros indicadores favoráveis, com destaque para o número de pedidos de auxílio-desemprego. Este indicador trouxe um certo alívio aos investidores, depois que os números de ontem da ADP jogaram um balde de água fria às boas expectativas para o payroll que será divulgado amanhã. O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego caiu 6 mil, para 439 mil, ante expectativa de queda de 2 mil pedidos. O Dow Jones terminou o dia em alta de 0,65%, aos 10.927,07 pontos, o S&P subiu 0,74%, aos 1.178,10 pontos, e o Nasdaq ganhou 0,19%, aos 2.402,58 pontos.

O bom humor externo fez com que o apetite a risco crescesse e, com ele, o dólar recuasse e os preços das commodities subissem. Assim, os metais e o petróleo fecharam em alta no exterior, influenciando boa parte dos papéis na Bovespa. Na Nymex, o contrato do petróleo para maio avançou 1,33%, para US$ 84,87 o barril. Aqui, Petrobras ON terminou em +1,13% e PN, em +1,02%.

Vale também acompanhou os metais e subiu, 1,01% na ON e 0,81% na PNA. Hoje, a mineradora divulgou fato relevante confirmando que fechou acordo para mudar as condições para o reajuste do minério de ferro, baseado em referências de mercado com mudanças automáticas de preços em bases trimestrais. A companhia não informou, contudo, o porcentual de reajuste nos contratos nem forneceu detalhes sobre como os ajustes trimestrais no preço do minério serão feitos. Segundo a empresa, os acordos realizados, definitivos ou provisórios, compreendem 97% da base de clientes de minério de ferro da empresa em todo o mundo, o que corresponde a 90% dos volumes contratuais.

Gerdau PN subiu 3,53%, Metalúrgica Gerdau PN, 1,70%, Usiminas PNA, 3,25%, CSN ON, 2,75%. O setor de construção também foi destaque de elevação, depois de ter sido penalizado pela divulgação do PAC 2 na segunda-feira. Rossi Residencial ON subiu 4,68%, na maior alta do dia, PDG Realty ON avançou 4,32%, na terceira colocação, e Cyrela ON, 3,61%, na quinta.

EUA sobe com dados animadores da economia

por Ellis Mnyandu de REUTERS
01/04/2010 18:36


Nova York - Os índices Dow Jones e S&P 500 subiram nesta quinta-feira, animados por dados econômicos positivos, mas o desempenho do Nasdaq foi limitado pelas ações da Research In Motion (RIM), que tiveram desempenho ruim após resultados desanimadores.

A ansiedade sobre o relatório do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que será divulgado na sexta-feira, também conteve uma valorização maior do mercado acionário norte-americano, que estará fechado na Sexta-feira Santa.

Na primeira sessão do segundo trimestre, o Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,65 por cento, para 10.927 pontos. O Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,74 por cento, para 1.178 pontos.O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,19 por cento, para 2.402 pontos.

O número de novos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caiu na semana passada, e a atividade industrial em março no país atingiu o nível mais alto em mais de cinco anos e meio, indicando a continuidade da expansão da economia norte-americana.

Os dados desta quinta-feira vieram um dia antes da divulgação do importante relatório do governo sobre emprego, que deve mostrar que os postos de trabalho aumentaram pela segunda vez desde que a recessão começou, em dezembro de 2007.

Relatórios da atividade manufatureira em outros países, incluindo um da China, também animaram o sentimento de investidores.

"A economia, em nosso ponto de vista, está se recuperando muito mais forte do que a maioria das pessoas previa", disse o analista Ryan Detrick, da Schaeffer's Investment Research, em Cincinnati.

As ações da RIM, fabricante dos aparelhos BlackBerry, caíram 7,4 por cento, para 68,48 dólares, um dia após a empresa ter anunciado resultado trimestral abaixo das expectativas.