sexta-feira, 5 de março de 2010

Risco-País avalia Relatório de Emprego e tem a segunda queda consecutiva

por Equipe InfoMoney
05/03/10 20h44


SÃO PAULO - Com o clima positivo nos mercados internacionais, o indicador de risco-País registrou sua segunda queda consecutiva nesta sexta-feira (5), encerrando a sessão com baixa de 7 pontos-base, atingindo os 189 pontos. O destaque da sessão ficou por conta do Relatório de Emprego dos Estados Unidos. Fala de Meirelles também em foco na sessão.

O documento, divulgado pelo Departamento do Trabalho norte-americano, reportou que a economia do país perdeu 36 mil postos de trabalho em fevereiro. O resultado veio melhor que o esperado pelo mercado, que estimava perda de 68 mil postos. Vale ressaltar que em janeiro foram perdidos 26 mil postos de trabalhos, nos dados revisados.

Outros indicadores também surpreenderam. A taxa de desemprego ficou estável no período, em 9,7%, resultado abaixo das expectativa do mercado, que giravam em torno de 9,8%. Já os ganhos por hora trabalhada subiram 0,1%, número abaixo do esperado pelos analistas de mercado, de alta de 0,2%. Por fim, a média de horas trabalhadas por semana (Average Workweek) se apresentou em 33,8 horas, resultado pouco superior à expectativa dos analistas, de 33,7 horas.

Brasil
Por aqui, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que o País deve receber US$ 45 bilhões em investimento estrangeiro direto em 2010. “São esperados fortes fluxos de investimento" para o País, embora "muita exuberância nem sempre seja bom", afirmou. Meirelles projeta que o déficit em conta corrente atinja US$ 50 bilhões no ano. O diretor do BC afirmou ainda que a autoridade monetária traçou tendência em direção a taxas de juro real mais baixas.

Meirelles comentou também a decisão do BC em elevar a taxa do compulsório – e seus impactos na política monetária. “Não há dúvidas de que se reduzirmos a liquidez há impacto na política monetária”, afirmou o presidente do BC.

Global 40 sobe
O principal título da dívida externa brasileira, o Global 40, encerrou em alta de 0,77% na noite desta sexta-feira, cotado a 137,05 centavos de dólar.

Refletindo o desempenho dos principais títulos da dívida externa brasileira, o indicador de risco Brasil calculado pelo conglomerado norte-americano JP Morgan encerrou a 189 pontos-base.

Nenhum comentário: