sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolsas de NY sobem hoje e registram ganho na semana

por Danielle Chaves de Agência ESTADO
17 de Abril de 2009 18:44

Nova York - Os investidores se animaram hoje com os dados sobre o sentimento do consumidor norte-americano e os resultados trimestrais do conglomerado industrial General Electric (GE) e do banco Citigroup, que vieram melhores que o esperado. Com isso, os principais índices das Bolsas norte-americanas registraram o mais longo período de ganhos dos últimos anos.
O índice Dow Jones fechou em leve alta de 0,07%, a 8.131,33 pontos. Na semana, o Dow Jones acumulou um leve ganho de 0,59%, marcando assim, suas primeiras seis semanas de alta desde igual período encerrado na semana de 18 de maio de 2007. O S&P-500 avançou 0,5% hoje, e fechou aos 869,60 pontos. O índice teve alta de 1,52% na semana e reduziu suas perdas no ano para 3,7%.
Já o Nasdaq 100 ganhou 0,16%, e fechou aos 1.673,07 pontos. Depois de avançar 1,24% esta semana, o índice acumula alta de 6,09% em 2009 e registrou sua mais longa série de altas desde as sete semanas de ganhos que terminaram em dezembro de 2005.
Os índices norte-americanos chegaram a operar em queda perto do fechamento do pregão desta sexta-feira, no entanto, em uma ilustração da volatilidade associada ao vencimento de opções hoje, quando os operadores se desfizeram de posições em derivativos no mercado de ações, encerraram os negócios do dia em alta.
"Houve uma mistura de surpresas positivas para o mercado - uma boa forma de começar a temporada de balanços, embora a base seja de expectativas muito baixas - e perspectivas que sugerem que o pior já tenha ficado para trás", afirmou Quincy Krosby, estrategista chefe de investimentos da Hartford Financial Services.
Entre os destaques do dia, as ações da GE subiram 1% depois de anunciar uma queda no lucro do primeiro trimestre deste ano que não foi tão severa quanto o mercado esperava.
Já as ações do Citigroup caíram 9%, apesar de terem quadruplicado desde seu nível mais baixo. Ainda no setor financeiro, Morgan Stanley avançou 4,3%.
O site de buscas Google subiu 0,9%, depois de anunciar ontem à noite que seu lucro e sua receita aumentaram no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, os ganhos obtidos no período entre janeiro e março de 2009 foram limitados porque a receita diminuiu, quando comparada com o quarto trimestre de 2008. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: