sábado, 12 de abril de 2008

PETR4...após 11/04...sem conseguir reprisar o pregão anterior...retornou aos 78,00



Sem conseguir reprisar o pregão anterior, quando contrariou a tendência baixista do IBOVESPA, desta vez PETR4 abriu no suporte em 79,60 e foi buscar a máxima intraday nos 79,88. Depois pressionada pela grande queda de DJI e do Ibovespa, perdeu os suportes em 79,20 e 78,50, vindo buscar a mínima nos 78,32. Finalizou exatamente em cima do suporte 78,50 (queda de 2,11%). Graças à forte pressão compradora, o mercado parece determinado a manter Petr4 acima dos 78,00. Para buscar novamente a resistência perdida nos 81,00, Petr4 precisa também romper as resistências imediatas em 79,60 e 80,40. A perda dos suportes em 78,50 e 77,00 pode levar Petr4 ao suporte de 75,80 (fibo de 61,8%). Indicadores como o IFR já sinalizam para tendência baixista, enquanto o Estocástico e o CCI/Ma cruzamento ainda se mantém indefinidos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Pescador,

Sou novo nas análises.

Tenho usado o CCI/MA do Advfn já algum tempo e resolvi procurar algum site nacional que fale dessa ferramenta. Só encontrei o seu.

Como acredito que voce a utilize a mais tempo tenho algumas duvidas:

Qual o furo desse estudo? Em que situações seu uso não é interesante?

O uso desse estudo associado com IFR e Estocástico (como voce geralmente faz) me dão a tranquilidade necessária de entrada e sáida? porque?

desde ja agradeço a atençao,

Led.

Trader iniciante

Nelson Fujita disse...

Led:
O indicador CCI/MA crossover pode ser utilizado como indicador de tendência, pois representa o cruzamento de 2 linhas, onde a linha CCI corresponde a uma "média ponderada" dos valores de uma série estabelecida, versus a linha MA (média aritmética) dessa mesma série só que calculada de forma aritmética. Como a Linha CCI "traduz" com maior peso os valores mais recentes, ela estará pendendo mais rapidamente para a tendência do ativo se para baixo (queda) ou para cima(alta). O cruzamento das 2 linhas poderá sinalizar a mudança de tendência. Para "calibrar" os períodos eu normalmente experimento as relações proporcionais a (4 x 3): assim em gráficos diários (CCI = 20 e MA = 15) ou (CCI = 28 e MA = 21) em gráficos de menor periodização (ex gráfico de 30 minutos) aumento em 8 vezes, CCI = 160 e MA = 120. O importante é "calibrar" o gráfico em função do ativo que vc for analisar de forma a que a "resposta" da sinalização seja "prudentemente" mais próxima do ocorrido, o que vc poderá verificar ao confrontar esse gráfico com o gráfico do ativo.
PS: Vc pode substituir CCI/MA por dois gráficos de Média exponencial versus média arimética, só que daí invertendo: utilizando período menor para a média exponencial (ex: 14) e maior para a média aritmética (ex: 21). O importante é "calibrar" para encontrar o que mais se aproxima do comportamento do ativo.