terça-feira, 8 de julho de 2008

Bolsa de NY fecha em alta, liderada por financeiras

por Renato Martins da Agência Estado
08.07.2008 18h38

O mercado norte-americano de ações fechou em alta, em reação à queda forte dos preços do petróleo, à recuperação do dólar e a sinais de alívio das condições no mercado de crédito. Entre as ações que mas subiram estavam as que mais haviam caído recentemente, como as dos setores financeiro e farmacêutico; entre as que mais caíram estavam as dos setores de energia e matérias-primas (commodities), as que mais vinham subindo.
"As pessoas estão saindo das ações que tiveram um impulso forte. As do setor de carvão estão sendo dizimadas, e as das siderúrgicas também estão caindo. As pessoas estão se voltando para os setores que vinham tendo um desempenho inferior. A questão óbvia é se isso é o início de uma nova tendência. Nossa visão, pelo menos no que se refere aos setores financeiro e farmacêutico, é a de que ainda não chegamos ao fundo do poço", comentou o estrategista Ryan Detrick, da Schaeffer's Investment Research. Para o chefe de estratégia quantitativa da SPA Exchange Traded Funds, Neil Michael, "estamos em um superciclo de commodities. Isto é uma pausa para tomar fôlego".
As ações das agências semigovernamentais de crédito hipotecário estavam entre as que mais subiram, recuperando boa parte do terreno perdido ontem, quando elas haviam caído mais de 15% (Fannie Mae ganhou 11,94% e Freddie Mac avançou 13,01%). Durante uma conferência sobre crédito hipotecário, o secretário do Tesouro, Henry Paulson, disse que está trabalhando com o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), a Corporação federal de Seguros de Depósitos (FDIC) e outros órgãos para aumentar a disponibilidade de crédito para hipotecas.
Entre os destaques do pregão estavam Bank of America (+9,34%), AIG (+5,63%), Citigroup (+6,04%) e JPMorgan Chase (+5,08%). As ações da seguradora de bônus Ambac subiram 52,52%, depois de a empresa dizer que tem liquidez suficiente para honrar seus compromissos.
No setor farmacêutico, as ações da Pfizer subiram 4,60% e as da Merck avançaram 1,01%, depois de os analistas da Standard & Poor's elevarem sua recomendação para o setor. As ações dos setores de energia e commodities caíram (ExxonMobil perdeu 1,16%, Chevron recuou 1,03% e Alcoa cedeu 3,17%)
O índice Dow Jones fechou em alta de 1,36%, em 11.384,21 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 2,28%, em 2.294,42 pontos. O S&P-500 subiu 1,71%, para 1.273,70 pontos. O NYSE Composite avançou 1,38%, para 8.515,79 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: