terça-feira, 1 de julho de 2008

Bolsa de NY termina o dia em alta com ações da GM

por Renato Martins da Agência Estado
01.07.2008 18h24

O mercado norte-americano de ações fechou com os principais índices em alta, em dia marcado pela volatilidade. O índice Dow Jones voltou a operar abaixo de 11.331,62 pontos; caso fechasse abaixo desse nível, ele teria caído 20% em relação à máxima de outubro do ano passado, o que assinalaria a passagem para uma situação de "bear market" (mercado em tendência de queda).
O mercado abriu em baixa, dando continuidade às quedas dos últimos dias, em reação à nova alta dos preços do petróleo, mas recuperou terreno no meio da manhã, após a divulgação do índice de atividade industrial dos gerentes de compras, que superou as previsões. No fim da manhã, os principais índices passaram a cair novamente, em reação ao informe de vendas da Ford em junho. No começo da tarde, porém, a General Motors divulgou um informe de vendas não tão ruim como se previa e os índices do mercado passaram a subir.
O operador Peter McCorry, da Keefe Bruyette & Woods, disse que grandes oscilações como a de hoje, em contraste com uma virada consistente, deverão continuar a ser a norma para o mercado até que os cenários econômico e financeiro melhorem. "Teríamos que ver um derretimento dos preços das commodities (produtos básicos), maior consolidação no setor financeiro e mais disposição para assumir riscos antes de termos uma virada", acrescentou.
As ações da GM chegaram a cair 6,87% em reação aos primeiros informes de vendas das montadoras nos Estados Unidos, mas passaram a subir depois de a própria empresa anunciar que suas vendas caíram 18% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2007; elas acabaram fechando em alta de 2,17%. As ações da Ford, cujas vendas caíram 28% em junho, fecharam em queda de 1,45%. Além da GM, o destaque positivo entre as componentes do Dow Jones foi American Express, com alta de 6,24%, depois de os analistas do banco UBS elevaram sua recomendação de "venda" para a posição "neutra". Também no setor financeiro, as ações do Lehman Brothers subiram 5,40%, após elevação de recomendação pelo Morgan Stanley. Entre os destaques negativos estavam Alcoa (-3,31%) e Microsoft (-2,33%).
O índice Dow Jones fechou em alta de 0,28%, em 11.382,26 pontos. O Nasdaq encerrou com ganho de 0,52%, em 2.304,97 pontos. O S&P-500 subiu 0,38%, para 1.284,91 pontos. O NYSE Composite recuou 0,22%, para 8.641,28 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: