quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Copom eleva juro básico para 13,75% ao ano

por Agência Estado
10.09.2008 20h20

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) voltou a elevar hoje a taxa básica (Selic) de juros da economia brasileira em 0,75 ponto porcentual, para 13,75% ao ano. Na última reunião, realizada em 23 de julho, a Selic já havia sido aumentada em 0,75 ponto porcentual, revelando uma ação mais agressiva do BC de política monetária no intuito de combater a inflação. Nas reuniões anteriores do Copom, realizadas em abril e junho deste ano, a Selic foi elevada em 0,50 ponto, cada.
A alta dos juros básicos promovida pelo BC desde abril reflete a preocupação da autoridade monetária com a evolução dos preços e do equilíbrio na relação entre oferta e consumo no País. Hoje, antes da reunião do Copom, os bons números do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano foram usados pelo presidente da instituição, Henrique Meirelles, para defender a política monetária, constantemente criticada pelo rigor com a inflação. Conforme informações transmitidas à imprensa pela sua assessoria, Meirelles afirma que o atual ciclo de crescimento é "alicerçado na opção pela estabilidade de preços".
Para o mercado financeiro, no entanto, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, deve superar o centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano, de 4,5%. Segundo a pesquisa Focus, um resumo das principais projeções macroeconômicas de instituições financeiras, divulgada pelo BC na última segunda-feira, o IPCA deve encerrar 2008 em 6,27%. A meta de inflação tem uma margem de tolerância de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
A reunião de hoje do Copom foi a sexta deste ano, de oito programadas. O próximo encontro está agendado para os dias 28 e 29 de outubro. A última reunião do ano está marcada para 9 e 10 de dezembro.

Nenhum comentário: