segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Restante da agenda do investidor para a segunda semana de novembro

por Rafael de Souza Ribeiro de InfoMoney
07/11/08 20h50



SÃO PAULO - Dentro da agenda da segunda semana de novembro, os investidores estarão atentos nos EUA às vendas do varejo referentes ao mês de outubro, a fim mensurar os impactos da desaceleração econômica no setor.
No cenário nacional, o destaque fica para os índices de preços a serem publicados, principalmente para o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) de novembro.

Terça-feira (11/11)

Brasil
07h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica) apresenta o IPC referente à primeira quadrissemana de novembro. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.

EUA
Será comemorado o Dia dos Veteranos no país, mas as bolsas de valores da região estarão abertas para negociações.


Quarta-feira (12/11)

Brasil
Não serão apresentados índices relevantes no País.

EUA
Não serão apresentados índices relevantes no país.


Quinta-feira (13/11)
Brasil

8h00 - A FGV publica o IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) do mês de novembro. O índice, que é formado por um conjunto de parâmetros de inflação, registra os preços desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

EUA
11h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.
11h30 - Atenção ao Trade Balance (balança comercial) com base no mês de setembro, que mede a diferença entre os valores das importações e exportações realizadas pelo país.
13h30 - Será apresentado o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.
17h00 - O Departamento de Tesouro norte-americano fornece os dados de outubro do Treasury Budget ( orçamento governamental).

Sexta-feira (14/11)

Brasil

Não serão apresentados índices relevantes no País.

EUA
11h30 - Principal destaque para o indicador Retail Sales referente ao mês de outubro, que mede as vendas totais do mercado varejista, desconsiderando o setor de serviços. Já o Retail Sales ex-auto ignora as vendas de automóveis.
11h30 - Serão apresentados o Export Prices e o Import Prices, ambos do mês de outubro. Os índices excluem de suas bases a produção agrícola e as cotações do petróleo, respectivamente.
13h00 - O Business Inventories compreende o nível de vendas e de estoques das indústrias, além dos setores de atacado e varejo durante o mês setembro.
13h00 - Para finalizar, a Universidade de Michigan publica a preliminar do Michigan Sentiment de novembro, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.

Segunda-feira (17/11)

Brasil

8h00 - A FGV publica o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à segunda quadrissemana de novembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.
8h00 - A mesma instituição apresenta o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) do segundo decêndio de novembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
11h00 - O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Haverá também o Vencimento de Opções sobre ações negociadas na BM&F Bovespa.

EUA
11h30 - O Fed de Nova York anuncia o NY Empire State Index de novembro, índice com o intuito de medir a atividade manufatureira no estado.
12h15 - Atenção especial também para os números do setor industrial do mês de outubro, descritos pelo Industrial Production e pelo Capacity Utilization.

Nenhum comentário: