terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Em dia volátil, Bovespa fecha em queda

por Agência ESTADO
09 de Dezembro de 2008 18:38


Em um pregão volátil, no qual o índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) oscilou entre altas e baixas, o mercado doméstico de ações acabou pendendo para o lado negativo na última hora do pregão de hoje, com o aprofundamento das perdas em Nova York.
Com isso, o Ibovespa fechou em queda de 0,83%, a 37.968,11 pontos, após oscilar entre a mínima de 37.653 pontos (-1,65%) e a máxima a 38.863 pontos (+1,51%). No mês, o indicador ainda acumula alta, de 3,75%, mas, no ano até hoje, tem perdas de 40,57%. O volume financeiro do dia totalizou R$ 4,309 bilhões.
Apesar de muito sobe-e-desce, a Bovespa vinha conseguindo manter-se em alta até a última hora do pregão, ajudada pelas compras, inclusive de estrangeiros, nas ações de Petrobras, Vale e siderúrgicas. Petrobras, entretanto, acabou cedendo à piora externa e caiu. Ao fim da sessão, os papéis ordinários (ON) perderam 1,06% e os preferenciais (PN) recuaram 0,49%. Na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em janeiro de 2009 caiu 3,75% e fechou a US$ 42,07 o barril.
Vale, que também titubeou no fim da sessão, conseguiu sustentar o fechamento positivo. As ações ON avançaram 1,4% e as PN classe A (PNA) subiram 0,04%.
As ações das siderúrgicas no Brasil subiram em bloco, ainda na expectativa de um possível novo pacote de estímulo pela China e com as obras em infra-estrutura que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, planeja para ajudar a tirar o país da crise. Se efetivadas, as notícias devem diminuir o tamanho da retração econômica global, ajudando as produtoras de matérias-primas (commodities). As ações PN da Gerdau subiram 2,18%.
O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro do trimestre deste ano do Brasil também esteve rondando o horizonte das negociações domésticas, embora não tenha feito preço nos ativos. Trata-se de um dado do passado, mas que favorece as expectativas para o último trimestre deste ano.

Nenhum comentário: