segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Economia global só sairá da recessão em 2010, concluem bancos centrais

por Assis Moreira de Valor Online
12/01/2009 10:37

BASILÉIA - A desaceleração da economia é agora global e significativa e continuará ao longo deste ano. As economias emergentes também estão perdendo força, ao contrário da situação observada até o primeiro semestre do ano passado. Conclusão: somente em 2010 é que começará realmente a superação da recessão econômica global.

Esse é o cenário desenhado pelos principais banqueiros centrais do planeta, em encontro nesta manhã no Banco de Compensações Internacionais (BIS), em Basiléia, na Suíça. O retrato foi resumido há pouco pelo presidente do Banco Central Europeu, Jean Claude Trichet.

As autoridades monetárias se comprometeram a adotar "todas as medidas apropriadas" para reverter a recessão que, insistiram, desta vez não poupa mais os emergentes, mesmo se estes continuarem com expansão positiva do PIB. Os países industrializados registrarão clara contração.

Certos banqueiros centrais disseram que a situação piorou agora com o desmoronamento das economias emergentes da Asia. Existe temor de aterrissagem forçada na economia da China.

Diante do cenário traçado, é possível notar que o pessimismo dominou as reuniões do BIS, ainda mais se for considerado que até recentemente a expectativa generalizada era de que a recuperação econômica pudesse ocorrer a partir do segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário: