sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bolsa de NY fecha quase estável em sessão volátil

por Agência ESTADO
05 de Junho de 2009 19:10

Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em direções divergentes, mas perto dos níveis de fechamento anterior, refletindo o antagonismo entre os sinais animadores do relatório do mercado de trabalho de maio, que deram impulso às ações do setor industrial - tais como Boeing e United Technologies -, e a desaceleração do setor de commodities - incluindo DuPont.
Em uma sessão volátil, muita da atividade e discussão giraram em torno do relatório de emprego do Departamento do Trabalho. Em maio, a economia dos EUA eliminou 345 mil empregos, um número bem inferior à expectativa de declínio de 525 mil empregos e a menor perda de empregos desde setembro. Este dado deu impulso de 4,12% às ações da Boeing, enquanto as da United Technologies avançaram 2,29%.
Neste mais recente período de alta de quase três meses do índice Dow Jones, as ações de energia e matérias-primas em grande medida deram o ritmo do movimento, com as ações da Alcoa mais do que dobrando de valor nesse período. Nesta sexta-feira, as ações da Alcoa subiram 2,34%, para US$ 10,94. Porém tirando a Alcoa, as ações de empresas de energia e matérias-primas enfrentaram uma firme pressão de venda hoje, com os preços do petróleo e dos metais fazendo uma pausa após os recentes ganhos.
O estímulo para os preços das commodities tem sido em grande medida orientado pela melhora no sentimento econômico global, assim como pelas expectativas de que a inflação provavelmente vai subir no futuro graças à enxurrada de estímulo do governo. Contudo, esses acentuados ganhos em um período curto de tempo criaram uma grande quantidade de céticos.
"Você tem de dizer que muito do aumento nos preços das commodities foi uma antecipação da demanda futura, porque se você olhar para os fundamentos do petróleo, de quanto há em estoque e quanta demanda existe, há pouca justificativa", disse Bill Stone, estrategista-chefe de investimentos do PNC Wealth Management.
Entre as companhias de matérias primas mais atingidas pela liquidação de hoje, destaque para gigante DuPont que caiu 5,96%, depois que o Merrill Lynch rebaixou sua recomendação, citando preocupações tanto com relação aos fundamentos quanto à valorização da companhia de produtos químicos.
O setor financeiro também registrou um desempenho particularmente fraco, com os corretores observando que os temores de inflação que ajudaram a induzir os preços das commodities em alta nas últimas semanas pode mais tarde criar uma questão para os bancos. Se as instituições financeiras precisarem de ajuda adicional do governo, a inflação em alta pode limitar as opções do Federal Reserve. As ações da State Street caíram 3,43% e as do US Bancorp recuaram 4%. Entre as blue chips, JPMorgan fechou em baixa de 2,26% e Bank of America caiu 0,08%.
O índice Dow Jones subiu 12,89 pontos (0,15%) e fechou com 8.763,13 pontos. Na semana, o Dow registrou um ganho de 3,09% e reduziu a perda acumulada desde o início do ano para apenas 0,15%.
O índice S&P-500 caiu 2,37 pontos (-0,25%) e fechou com 940,09 pontos, mas na semana o saldo é positivo em 2,28%. O Nasdaq recuou 0,60 ponto (-0,03%) e fechou em 1.849,42 pontos, com um ganho de 4,23% na semana. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: