sexta-feira, 26 de junho de 2009

Dow Jones e S&P fecham em baixa; Nasdaq sobe 0,47%

por Agência ESTADO
26 de Junho de 2009 19:51

Em mais uma sessão de desempenhos desiguais, os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam em baixa e completaram a segunda semana com desempenho negativo, de 1,19% e 0,25%, respectivamente, enquanto o Nasdaq subiu e se sustentou um ganho de 0,59% na semana.

Porém faltando apenas duas sessões para encerrar o segundo trimestre, o Dow Jones ainda sustenta um ganho de 11% no mês, que poderá ser seu primeiro trimestre positivo em mais de um ano e meio. O S&P-500 acumula até agora uma alta de 15% no segundo trimestre, enquanto o Nasdaq exibe uma valorização de 20%. Se o Nasdaq mantiver esses ganhos na próxima semana, será o melhor desempenho trimestral em seis anos.

O relatório do Departamento do Comércio dos EUA que revelou um firme aumento da taxa de poupança em maio, para 6,9% - nível mais alto desde dezembro de 1993 -, pesou sobre o mercado nesta sexta-feira. Esta nova indicação da cautela dos consumidores norte-americano esfriou as esperanças de novos investimentos em gastos no geral e no mercado de ações, segundo Andre Bakhos, presidente do Princeton Financial Group.

O Nasdaq foi beneficiado pela alta de 16,59% das ações da Palm que, apesar de ter anunciado um grande prejuízo no seu quarto trimestre fiscal - que refletiu a queda na receita antes do lançamento do seu smartphone Pre -, ainda assim os números foram melhores que o esperado pelos analistas. A companhia está confiante de que o Palm Pre vai lhe devolver o domínio no mercado de aparelhos portáteis e, até agora, os sinais apontam para um forte lançamento, disseram analistas. As ações da Accenture subiram 6,57% também em reação a divulgação de lucros acima do esperado no terceiro trimestre fiscal e melhora nas projeções para o ano.

Por outro lado, as ações da Micron Technology caíram 3,77% depois da fabricante de chips ter anunciado um prejuízo maior no terceiro trimestre, que refletiram as vendas menores e uma baixa contábil sobre o valor de sua unidade de representação gráfica. No entanto, a margem bruta voltou a ficar positiva depois de três trimestres negativos seguidos, com o custo de produção de chips caindo abaixo de seu preço de venda.

No setor financeiro, Bank of America subiu 3,24% e liderou os ganhos entre as componentes do índice Dow Jones. JPMorgan subiu 0,91%, enquanto American Express caiu 2,78%. Nas commodities, as ações da Alcoa subiram 0,37%.

O índice Dow Jones caiu 34,01 pontos (-0,40%) e fechou com 8.438,39 pontos. O Nasdaq subiu 8,68 pontos (0,47%) e fechou com 1.838,22 pontos. O S&P-500 caiu 1,36 pontos (-0,15%) e fechou com 918,90 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: