segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dow Jones fecha quase estável com vigor dos bancos

por Agência ESTADO
08 de Junho de 2009 19:16

Os principais índices de ações das Bolsas de Nova York se recuperaram e fecharam quase estáveis, impulsionados por um surto de compras de ações financeiras que ajudou a compensar as perdas dos setores de commodities e tecnologia, segundo corretores e analistas.
Segundo participantes do mercado, os bancos subiram em reação a rumores de que nove bancos receberão permissão para devolverem fundos do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro. As ações do JPMorgan - que provavelmente estará na lista dos que poderão devolver o dinheiro do Tarp, segundo o Morgan Stanley - fecharam em alta de 2,43%.
Entre as empresas de seguro saúde, as ações da MetLife fecharam em alta de 4,23% depois que a corretora Raymond James Financial elevou sua recomendação para a companhia.
Analistas observaram que os investidores estão novamente observando os mercados de crédito em busca de sinais. No ano passado, os mercados de bônus anteciparam uma deflação e uma desaceleração econômica e eles agora estão apontando para crescimento e inflação. Os juros dos Treasuries até mesmo sugerem um aumento nas taxas de juro pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) este ano.
General Motors e do Citigroup deixaram o índice Dow Jones nesta segunda-feira, substituídas pela Cisco Systems e Travelers, respectivamente. As ações da GM, que pediu concordata no início do mês, fecharam em alta de 39,88%, enquanto as do Citi, que deverá em breve realizar sua aguardada troca de ações preferenciais por ordinárias, recuaram 1,16%. As ações da Travelers subiram 1,08% na sua estreia no índice, enquanto as da Cisco ficaram estáveis.
No setor de tecnologia, as ações da Apple caíram 0,57%, em um dia marcado pelo lançamento dos novos computadores Mac e do novo iPhone e de cortes nos preços dos iPhones existentes durante a Conferência Mundial de Programadores em São Francisco (Califórnia).
Depois do fechamento do mercado, a Texas Instruments anunciou uma significativa melhora em sua previsão de lucro para o atual trimestre. No pregão regular, as ações da Texas fecharam em alta de 0,46%.
Também depois do fechamento, a Suprema Corte dos EUA concedeu um pedido de adiamento da venda dos ativos da Chrysler para a italiana Fiat, feito em nome de um grupo de acionistas. Com isso, fica adiada a saída da Chrysler da concordata.
O índice Dow Jones subiu 1,36 ponto (0,02%) e fechou com 8.764,49 pontos. O Nasdaq caiu 7,02 pontos (0,38%) e fechou com 1.842,40 pontos. O S&P-500 recuou 0,95 ponto (0,10%) e fechou com 939,14 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: