segunda-feira, 29 de junho de 2009

Energia e tecnologia lideram alta da Bolsa de Nova York

29 de Junho de 2009 19:24

Os principais índices de ações do mercado norte-americano fecharam em alta nesta segunda-feira, com as ações de energia e tecnologia liderando os ganhos. Contudo, o volume negociado foi fraco e poderá ficar mais ralo ao longo da semana, que será mais curta em virtude da antecipação do feriado do Dia da Independência (4 de julho) nos EUA para sexta-feira.

Na semana passada, as ações foram pressionadas pela continuada incerteza sobre a perspectiva econômica. Hoje, o mercado aparentemente recebeu ajuda do chamado "window dressing", quando os investidores profissionais "embelezam" suas carteiras antes do final do trimestre.No setor de energia, as ações da ExxonMobil subiram 2,22% e as da Chevron avançaram 1,41%, impulsionados pela alta dos preços do petróleo para acima de US$ 71 por barril em Nova York em meio a continuada violência na principal região produtora da Nigéria.

As ações da Alcoa caíram 2,97% depois que a FBR Capital Markets rebaixou sua recomendação, observando que as ações da companhia de alumínio mais do que dobraram desde que ela levantou capital recentemente. As ações da Ford Motor fecharam em alta de 3,03% em reação aos comentários do analista-chefe de vendas da montadora de que junho pode ter sido o melhor mês da indústria de automóveis dos EUA desde que começou a queda livre nas vendas no final de 2008.

No setor de tecnologia, as ações da Dell subiram 1,32% e as da Hewlett-Packard fecharam em alta de 3,64%. O Deutsche Bank disse que a Dell e a HP devem ampliar suas linhas de netbooks e expandir suas parcerias com fornecedores de serviços de rede sem fio. Separadamente, o Wall Street Journal informou que os engenheiros da Dell vêm desenvolvendo um aparelho do tamanho de bolso para acessar a internet.

O índice Dow Jones subiu 90,99 pontos (1,08%) e fechou com 8.529,38 pontos. O Nasdaq avançou 5,84 pontos (0,32%) e fechou com 1.844,06 pontos. O S&P-500 subiu 8,33 pontos (0,91%) e fechou com 927,23 pontos. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: