segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bolsa de NY fecha em leve alta com balanços e indicador

por Agência ESTADO
27 de Julho de 2009 18:46

Os principais índices do mercado de ações norte-americano fecharam em leve alta ao final de uma sessão inconstante, no qual os investidores pesaram alguns balanços melhores que o esperado com alguma prudência depois de duas semanas de alta. Esta segunda-feira foi um dia de poucos informes trimestrais, depois de uma enxurrada de balanços melhores que o esperado que induziram uma alta do índice Dow Jones nas duas últimas semanas. O Dow Jones subiu 15,27 pontos (0,17%) e fechou com 9.108,51 pontos, o décimo ganho em onze sessões. O S&P-500 subiu 2,92 pontos (0,30%) e fechou com 982,18 pontos - melhor nível de fechamento desde 4 de novembro. O Nasdaq avançou 1,93 ponto (0,10%) e fechou com 1.967,89 pontos.

As ações do Bank of America lideraram os ganhos entre as componentes do Dow Jones, com uma alta de 4,64%. As ações do JPMorgan subiram 0,55%, enquanto as da American Express recuaram 3,82%. O setor financeiro recebeu suporte do relatório do Departamento do Comércio que apontou uma forte alta nas vendas de imóveis residenciais novos em junho, em virtude dos preços mais baixos, fornecendo novas evidências de que o mercado de moradia está começando a se recuperar de sua longa crise.

Depois de uma série positiva de lucros corporativos, os investidores esperam encontrar alguma confirmação em uma série de indicadores econômicos previstos para esta semana. Por um dia pelo menos, o dado do setor de moradia proporcionou algum conforto de que os lucros corporativos positivos anunciados até agora também poderão ser vistos nesta semana.

O destaque da agenda de balanços desta segunda-feira foi o resultado da Verizon Communications - integrante do índice Dow Jones. A gigante do setor de telecomunicações registrou uma receita e um lucro ajustado acima do esperado pelos analistas de Wall Street no segundo trimestre, mesmo assim, as ações da companhia fecharam em baixa de 1,59% porque o lucro líquido caiu 21% em comparação com o segundo trimestre do ano passado, refletindo a queda nos gastos de investimentos das empresas.

Por outro lado, a Honeywell anunciou um lucro mais fraco, que ficou dentro das expectativas, e uma receita menor, que ficou abaixo do esperado. O conglomerado aeroespacial e de transportes também alertou que os lucros e vendas de 2009 ficarão no piso de suas previsões anteriores. As ações da Honeywell fecharam em alta de 0,74%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: