terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolsa de NY fecha em alta puxada por ações de bancos

por Agência ESTADO
04 de Agosto de 2009 19:21

Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em leve alta, impulsionados pelos avanços dos papéis de bancos e do setor industrial, que decidiram o tom de uma sessão na qual os investidores foram confrontados com indicadores mistos sobre a economia norte-americana. O Dow Jones subiu 33,63 pontos, ou 0,36%, para 9.320,19 pontos, marcando quatro fechamentos consecutivos em alta. Entre os componentes que puxaram o avanço do índice estavam Travelers (+2,8%) e Bank of America (+2,1%). A Caterpillar (+6,14%) também contribuiu para a alta após o executivo-chefe da companhia afirmar que a empresa pode se beneficiar de uma eventual recuperação da economia.

O S&P 500 avançou 3,02 pontos, ou 0,3%, para 1.005,65 pontos, enquanto o Nasdaq ganhou 2,70 pontos, ou 0,13%, para 2.011,31 pontos - maior nível de fechamento desde 1º de outubro.

As ações abriram o dia em baixa devido à fraqueza nos mercados europeus e aos dados fracos sobre a renda pessoal e os gastos com consumo dos norte-americanos. Apesar disso, o relatório da Associação Nacional dos Corretores dos EUA apontando um aumento nas vendas pendentes de imóveis residenciais ajudou a restaurar o otimismo dos investidores.

"Nesta manhã estávamos esperando que o S&P 500 caísse razoavelmente, mas temos um mercado que aproveita cada vez mais os momentos de queda para comprar, e hoje tivemos outro exemplo disso", disse Craig Peckham, estrategista de mercado de ações da Jefferies.

Entre as empresas que divulgaram balanço nesta terça-feira, a prestadora de serviços público PPL registrou prejuízo no segundo trimestre e reduziu sua previsão de lucro para 2010. As ações caíram 13%.

Os papéis da gigante do setor agrícola Archer Daniels Midland perderam 5,2% após a companhia divulgar que seu lucro no quarto trimestre fiscal encolheu 83%.

A PepsiCo subiu 5,1% após anunciar um acordo de US$ 7,8 bilhões para comprar suas duas principais engarrafadoras, a Pepsi Bottling Group, cujas ações avançaram 8,5%, e a PepsiAmericas, que fechou em alta de 9%.

A Herbalife registrou um lucro maior que o esperado por Wall Street no segundo trimestre, mas previu um resultado mais fraco para o terceiro trimestre. As ações da companhia caíram 13%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: