terça-feira, 6 de outubro de 2009

Bolsa de Nova York sobe com otimismo sobre economia

06 de Outubro de 2009 20:00

Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam em alta pela segunda sessão consecutiva, após as autoridades do Banco Central da Austrália decidirem elevar a taxa básica de juros e alimentarem a perspectiva de que a economia mundial está progressivamente saindo da crise. Segundo o presidente do Banco Central da Austrália, Glenn Stevens, o cenário de fraqueza que justificava uma política monetária frouxa se dissipou.

O Dow Jones subiu 131,50 pontos, ou 1,37%, para 9.731,25 pontos, puxado por componentes como Alcoa (+3,50%), Intel (+2,77%) e JPMorgan (2,53%). Nas últimas duas sessões, o índice acumulou alta de 2,57%. O Nasdaq avançou 35,42 pontos, ou 1,71%, para 2.103,57 pontos, enquanto o S&P 500 fechou em alta de 14,26 pontos, ou 1,37%, a 1.054,72 pontos.

Também contribuiu para o avanço a expectativa positiva dos investidores em relação à temporada de balanços do terceiro trimestre, que será inaugurada simbolicamente pela Alcoa amanhã. "O consenso é de que provavelmente os resultados apresentados serão melhores que o previsto", disse Bob Johnson, analista da Satuit Capital Management.

Para John Brady, vice-presidente da MF Global, "há uma enxurrada de dinheiro que ainda está lá fora e que vai entrar nesta semana". Segundo ele, o foco da temporada de balanços não será o aumento da receita, mas a expansão da margem de lucro.

O avanço nos preços das commodities deu impulso particular às empresas ligadas ao segmento de matérias-primas. O ouro, por exemplo, atingiu um preço recorde de US$ 1.045 por onça-troy no mercado futuro de Nova York, o que deu suporte às ações de mineradoras como a Harmony Gold Mining, que subiu 9,1%.

A Boeing anunciou que deverá assumir um encargo de quase US$ 1 bilhão no terceiro trimestre deste ano e que enfrenta dificuldades com seu novo modelo de avião de carga 747-8. As ações da companhia operaram em baixa durante grande parte da sessão, mas fecharam o dia em alta de 0,02%.

A Mosaic subiu 4,2% após divulgar que as vendas de fertilizantes estão estabilizando e que prevê uma "forte demanda" tanto por fosfato quando por potássio no ano que vem. A companhia, no entanto, informou que seu lucro no primeiro trimestre fiscal encolheu 92%. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário: