quinta-feira, 25 de março de 2010

Ata do Copom dá o tom da sessão e mercado de juros futuros fecha em alta

por Equipe InfoMoney
25/03/10 16h40

SÃO PAULO – Com a ata do Copom apresentando, de acordo com analistas, alta iminente para os juros na próxima reunião, as taxas de contratos dos juros futuros encerraram em alta nesta quinta-feira (25). Em sessão recheada de referências, os investidores ainda avaliaram a Pesquisa Mensal do Emprego e a confiança do consumidor brasileiro. Nos EUA, destaque ficou com o número de novos pedidos de auxílio-desemprego.

Ata do Copom
“Pressões inflacionárias” e “ajuste da política monetária” são alguns dos termos que pontuaram a ata do Copom. De forma geral, o que se extrai do documento é um Comitê significativamente mais preocupado quanto a um eventual aumento das pressões inflacionárias no cenário macroeconômico brasileiro.

Quanto à próxima reunião, o documento afirma que “o Comitê irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”.

Para a LCA Consultores, “o documento não poderia ter sido mais claro quanto ao horizonte em que esse ajuste deverá ter início” e a ata anunciou elevação de juros já para a próxima reunião, em abril, avaliou a consultoria.

Inflação
A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) divulgou o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor) referente à terceira quadrissemana de março. O indicador apontou inflação de 0,44%, taxa 0,07 ponto percentual abaixo da registrada na medição anterior.

Emprego
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 7,4% em média no segundo mês do ano - a menor taxa da série para um mês de fevereiro. O índice é 0,2 ponto percentual maior que a taxa verificada em janeiro, quando registrou 7,2%.

Em relação a fevereiro do ano passado, a taxa ficou 1,1 ponto percentual menor. Naquele mês, a taxa de desocupação era de 8,5%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que divulgou a "Pesquisa Mensal de Emprego".

Confiança do consumidor
A confiança do consumidor apresentou alta de 0,6% entre fevereiro e março deste ano, passando de 110,2 pontos para 110,9 pontos, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Contrato de janeiro de 2011 fechou com taxa de 10,35%
O contrato de juros de maior liquidez nesta quinta-feira, com vencimento em janeiro de 2011, registrou uma taxa de 10,35%, 0,02 ponto percentual acima do fechamento de quarta-feira

Nenhum comentário: