quarta-feira, 7 de abril de 2010

Economia dos EUA ainda enfrenta problemas, diz Bernanke

por EXAME
07/04/2010 16:28

Dallas - O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, disse nesta quarta-feira (7) que a economia dos Estados Unidos ainda enfrenta obstáculos significativos, incluindo um setor imobiliário que ainda tem de se recuperar de forma convincente e um mercado de trabalho abatido.

Num discurso sugerindo que o chairman do banco central norte-americano não está com pressa para começar a elevar as taxas de juros, Bernanke ressaltou uma série de desafios para as perspectivas de crescimento econômico do país.

"Muitos norte-americanos ainda estão presos ao desemprego ou à execução de hipotecas, ou a ambos", afirmou Bernanke em texto preparado para a Câmara Regional de Comércio de Dallas. "Estamos longe de estarmos sem problemas."

Em particular, Bernanke destacou a contínua fraqueza no setor imobiliário como um perigo para a recuperação. Contudo, ele disse que a retomada seria sustentável o suficiente para reduzir levemente a taxa de desemprego com o tempo.

"Ainda temos que ter evidências de uma recuperação sustentável no mercado imobiliário", afirmou.

Diante desse cenário, o chairman do Fed não vê razão imediata para se preocupar com a inflação, classificada por ele como "bem controlada". Bernanke acrescentou que as expectativas inflacionárias, elemento considerado pelas autoridades do Fed um norte crucial para a definição da política monetária, parecem estar estáveis, tanto nos indicadores do mercado quanto nas pesquisas

Nenhum comentário: