sábado, 19 de março de 2011

IBOV...após 18/03...suportes e resistências





Com forte volatilidade, o IBOV abriu a semana fazendo na segunda, um movimento de queda muito forte até encontrar suporte na mínima da semana nos 65.463 pontos. Daí, refluiu para fechar o pregão com um "doji de indefinição". Na terça, retomou o movimento de alta até fazer a máxima da semana em 67.502 pontos. Desse patamar, refluiu para encontrar suporte, na região dos 65.660 pontos, de onde reverteu novamente para retomar o patamar dos 67 mil pontos e encontrar resistência nos 67.384 pontos. Novamente, refluiu para finalizar, na sexta em 66.880 pontos.

Leve alta na semana de +0,29% .

O IBOV fez praticamente um "doji" no gráfico semanal e um "martelo invertido" no gráfico diário.

O 1o. gráfico mostrado, de "120 min", mostra atualmente o Ibovespa se movimentando em um "canal de queda" com intervalo nesta próxima semana, entre os os 65.300 pontos e os 67.400 pontos, aproximadamente.

O gráfico semanal mostra o Ibov operando abaixo das MMóveis de 09 e 21 períodos, que apontam "para baixo", enquanto no gráfico diário o índice fechou praticamente "em cima" da MM 09 períodos, porém abaixo da MMóvel de 21 períodos, reforçando a tendência baixista.

Esse movimento "lateralizado" entre os 64 k e os 68,2 k só definirá uma tendência mais clara, com o rompimento de um desses dois extremos. Por ora, segue em um movimento de "vai-e-vem" no interior do canal de baixa, também visualizado no gráfico diário.

Por enquanto as citadas MMóveis de 21 períodos estão trabalhando como resistências a esse movimento e os suportes tem se localizado na Banda Inferior de Bollinger e nos suportes do canal de baixa, nos movimentos intraday.

Nenhum comentário: