domingo, 12 de junho de 2011

INDM 11...após 10/06 objetivos de curtissimo prazo



INDM11 mostra no gráfico diário a formação de um retângulo de queda com objetivos finais nos 61.250 pontos.

O gráfico de 30 minutos mostra que a perda da mínima nos 62.500 pontos, terá como objetivo imediato de queda os 62.420 pontos.

Acima dos 62.920 pontos, os objetivos imediatos de alta estarão em 63 mil pontos.

2 comentários:

Sidnei disse...

Nelson,
Tenho acompanhado suas análises, e opero mini de indice em DT e tenho dificuldade com a volatlidade e velocidade das viradas. Pela sua experiência - seria uma boa alternativa operar com base em posições diárias e a favor da tendência ?

att
Sidnei Paganini

Nelson Fujita disse...

Sidnei:

Também opero mini-indices e tenho utilizado o denominado "setup do Joe Ross" operando com a volatilidade no intradiário.

Em linhas simples esse "setup" também conhecido como "fechou fora, fechou dentro" usa como ponto de "start" o momento em que após "perfurar" uma das Bandas (Inferior ou Superior) de Bollinger (utilizo a de período 20/2,0)ocorre um "candle" de reversão da tendência (agora dentro da Banda).

Isso significa que num primeiro momento a força predominante (de alta ou de queda) foi neutralizada e aumenta a probababilidade de um retorno à média (centro das Bandas de Bollinger).

Assim, se numa movimentação intradiária de alta do mini-indice, este perfura a Banda Superior de Bollinger, (no gráfico de 30 min),aguardo a formação de um "candle de reversão" e na perda da mínima desse "candle" vendo metade (ou toda) da posição colocando um "stop loss de saída da operação" numa compra se o índice superar o topo perfurado na Banda Superior de Bollinger.

Caso "nesse retorno à média" exista como obstáculo a Média Móvel de 09 períodos (que servirá como suporte) antes da MMóvel de 20 períodos no Centro das Bandas de Bollinger posso finalizar minha operação nesse ponto, ou eventualmente "dobrar minha posição" que já está vencedora para recomprar somente no suporte da MMóvel de 20 períodos (usando como margem de segurança uns 50 pontos a mais aproximadamente).

Como a tendência do Ibovespa ainda é de queda vc pode operar direto das Bandas de Bolliger para a MMóvel de 21 períodos (sem realização parcial na de 09 períodos).

Para operar na contratendência atual do mercado (isto é, na compra), aconselho a utilizar a MMóvel de 07 períodos, ao invés da 09 (ou ajustar uma outra que melhor ilustre os pontos de bloqueio do retorno à média). Muitas vezes ocorre que após um "repique" intradiário da BAnda Inferior o movimento percorre várias vezes um movimento de "vai-e-vem" entre a BAnda Inferior e a MMóvel de 7 (ou 9) períodos antes de um rompimento com maior amplitude para retornar à MMóvel de 21 períodos (onde deve ser interrompida a operação) e aguardar novo "setup de entrada", conforme descrito no início.

Sugiro que vc teste esse modelo utilizando os gráficos de 15/30 e até 60 minutos para verificar qual deles melhor se adapta ao seu modo de operar.

Abcs, Nelson