domingo, 9 de setembro de 2012

IBOV...após 06/09...perspectivas para a próxima semana



O Ibovespa abriu a semana em movimentação de baixa, até fazer sua mínima semanal, na terça, nos 56.202 pontos. A partir daí, impulsionada principalmente pelo setor siderúrgico com as medidas governamentais de redução de impostos e aumento da alíquota de importação de produtos similares, reverteu fortemente para alta; movimento que foi amplificado na quinta, com a melhoria do humor internacional frente as medidas do Banco Central Europeu em assegurar "financiamento ilimitado"aos títulos das dívidas dos países europeus, em crise e com isso reduzir o "spread bancário" das taxas de juros praticadas contra esses países. Com isso, o Ibovespa suplantou as MMóveis exponenciais de 09 e 17 períodos do gráfico diário, nos 57.600 e 57.700 pontos, até fazer sua máxima semanal, nos 58.328 pontos, na quinta-feira. Fechou logo abaixo desse patamar, nos 58.321 pontos.

Alta na semana de +2,21% sobre o fechamento da semana anterior.

No gráfico semanal (em 2o plano) o IBOV fez um "martelo de alta", mas ainda abaixo do topo da semana anterior, nos 58.745 pontos.

No gráfico diário, fez um "marubozu de alta" com bom volume, na quinta-feira, provocado pelo cenário externo favorável, mas fechou ainda abaixo da MMóvel de 21 períodos, desse gráfico, nos 58.340 pontos.

Depois do fechamento dos pregões, na quinta-feira, o governo chinês anunciou na sexta-feira, um investimento de 157 bilhões de dólares em 60 projetos de infraestrutura, que irá beneficiar as empresas exportadoras de minérios e outras commodities, dentre outras. Na terça-feira será divulgado no Brasil a primeira prévia do IGPM de setembro; na próxima quarta, a corte constitucional da Alemanha decidirá sobre a legalidade do fundo de ajuda financeira permanente da zona do euro e a Comissão Europeia detalhará planos para supervisão do setor bancário da zona do euro, depois do anúncio do BCE de "ajuda ilimitada" aos países endividados. Na quinta-feira, nova reunião do FED para confirmar a política de juros adotada e avaliar medidas que possam auxiliar na redução do desemprego, atualmente em 8,1% da população ativa americana.

Nesse cenário, caso o Ibovespa consiga fechar um pregão na próxima semana acima dos 58.750 pontos, poderá formar um "pivô de alta" com objetivos nos 59.600 pontos aos 59.780 pontos, onde atualmente se encontra a MMóvel de 34 períodos, do semanal.

Suportes imediatos nas MMóveis de 09 e 17 períodos do gráfico diário, atualmente nos 57.600/57.700 pontos, e abaixo disso nos 57 mil pontos, onde atualmente se encontra a MMóvel Simples de 21 períodos, do gráfico semanal.




Nenhum comentário: