domingo, 10 de janeiro de 2021

PETR4...após 08/01...perspectivas para a próxima semana

  PETR 4 abriu a semana em leve alta na segunda, na terça, abriu o pregão realizando até fazer sua mínima semanal nos 28,24 e em seguida retomou a movimentação altista até fazer sua  máxima semanal, no pregão de sexta nos 31,72 refluindo levemente para finalizar a semana nos 31,12.

Alta semanal de  +9,81%

PETR 4 fez no gráfico diário, em 1o. plano, um "piercing de indefinição" enquanto no semanal, em segundo plano, praticamente um "marubozu de alta". No gráfico semanal, voltou a fechar fora da Banda Superior de Bollinger, sinalizando muita "força compradora". 
No gráfico diário mostra ainda "região sobre vendida" no Estocástico e IFR, sinalizando uma possível realização mais forte, possivelmente até intraday, nesta ou na próxima semana. 
PETR4 superou o TH de janeiro/2020 ao superar os 30,28 na última semana, sinalizando objetivos iniciais nos 35,55 e no médio prazo os 42,30.

Petr4 tem suportes iniciais nas retrações de 62 e 76% de Fibo da perna de alta da última semana nos 29.60 29,10 Abaixo disso suportes nos 28,50/28,24  (forte suporte) PETR 4 . Se perder os 28 reais poderá fechar os gaps abertos recentemente, nos  25,91 e 24,90. 





3 comentários:

Carlinhos.com disse...

Muito Obrigado Fujita.
Infelizmente a minha estratégia de mais de 10 anos, lançamentos cobertos mensais, geralmente não exercidos, este ano falhou.
Meus lançamentos ficaram com strikes muito abaixo do valor de mercado, dificultando a rolagem mensal mesmo eu tendo colocado mais capital para ir aumentando os strikes. Mas com essa subida vertiginosa da PETR4, fui obrigado a deixar ser exercido desde outubro. Esse mês vou deixar mais uma vez ser exercido acarretando o que eu chamo de prejuízo contábil (?), pois devolvi todo o lucro de um ano.

Nelson Fujita disse...

Acredito que ninguém esperava esse repique tão forte de final de ano, superando o topo de jan/2020. Você poderia deixar uma reserva de capital para recompra da PETR4 na retração de 76% da última grande perna de alta (atualmente por volta dos 15,80/16,00). Existem duas hipóteses para o Ibovespa: Ir direto aos 135 mil pontos e depois realizar... ou Corrigir a partir de agora até 76%/78% da última perna de alta. Esses meses de janeiro/fevereiro serão fundamentais para o governo federal conseguir encaminhar sua pauta de privatizações e reformas tributária e institucional, dentre outras. Precisará do apoio do "Centrão" para isso. No atual cenário, não acredito nisso. Faltam 18 meses para o início da campanha eleitoral e se não se vislumbrar algum crescimento forte na economia e queda do desemprego, as perspectivas de re-eleição irão por água abaixo. Me parece que o grande desafio será o de segurar as contas públicas, inversamente proporcional à popularidade do presidente. O Temer só encaminhou a reforma da Previdência porque não almejava mais nada politicamente!...Daí!...
Acho que se PETR4 CAIR 50% de seu valor máximo recente, uma recompra nesse patamar poderia ensejar uma estratégia de lançamento de opções a partir de uma recuperação em torno de 62% a 76% dessa queda, ou seja por volta dos 25 reais (se a compra foi nos 16 reais). Aí vc já teve um ganho de 60%, o que daria para administrar, se a Petr4 evoluísse muito acima disso.
Espero ter contribuído para uma re-análise de sua estratégia de investimento.
Abraços.

Carlinhos.com disse...

Muito Obrigado Fujita ! Sua contribuição realmente me embasou e reafirmou o que eu estava pensando em fazer mesmo. E isso com base nas suas análises gráficas que acompanho. Vou fazer exatamente isso. Por hora estou deixando essa reserva e o que ainda receberei com mais um exercício das opçôes no dia 18 próximo em alguns fundos de investimento imobiliário escolhidos com muito critério. Apesar de ser também renda variável. Acho que não devo colocar tudo em FII. Mas os fundos de renda fixa não estão chamativos em relação aos rendimentos. Mas tudo é uma questão de risco x rendimento, então...
Abraços.
Se cuida, a vacina vem aí !