quarta-feira, 2 de abril de 2008

Governo estuda elevar superávit para evitar alta da Selic

Governo estuda elevar superávit para evitar alta da Selic
01.04.2008 23h05
por Sérgio Gobetti da Agência Estado

O governo federal analisa a possibilidade de aproveitar o aumento de receita verificado neste início de ano e elevar o superávit primário (economia para pagamento de juros) como forma de evitar - ou convencer a cúpula do Banco Central - a não aumentar a taxa de juros na próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom). A idéia começou a ser discutida entre os técnicos do Tesouro Nacional na semana passada e hoje já teria chegado à reunião da Junta Orçamentária, no Palácio do Planalto, segundo apurou o Grupo Estado.
Uma elevação do superávit primário, segundo argumentam alguns técnicos, poderia contribuir para enxugar a liquidez da economia e conter a demanda agregada, dispensando o BC de fazer o mesmo por meio da elevação da Selic. Embora a proposta tenha feições ortodoxas, seria neste momento uma cartada da ala heterodoxa do governo para dobrar o diretor de Política Econômica do BC, Mario Mesquita, que tem expressado as principais ameaças de elevação da taxa de juros.
"O cenário ainda justifica que a gente espere mais tempo para ver a evolução da situação", diz um assessor do ministro da Fazenda, Guido Mantega, referindo-se aos riscos de inflação acima da meta.

Nenhum comentário: